O Renault Kardian acaba de ganhar uma nova versão com câmbio manual de seis marchas, com preço inicial de R$ 107 mil, posicionando-se como uma opção mais acessível no mercado de SUVs compactos.
Esse lançamento, que ocorreu pouco depois da chegada do Citroën Basalt, surge como uma resposta direta à concorrência, oferecendo uma alternativa ao público que busca um modelo com características práticas e preço competitivo.
Preço competitivo em meio à disputa acirrada
A nova versão do Kardian chega ao mercado em um momento estratégico, logo após o lançamento do Citroën Basalt, que apresentou preços agressivos e uma versão de entrada com transmissão manual a partir de R$ 89.990. A versão topo de linha do Basalt, com motor 1.0 turbo e câmbio automático, custa R$ 107 mil, o mesmo valor da versão manual do Kardian.
Com isso, a Renault busca reforçar sua presença no segmento ao oferecer mais uma opção que pode atrair tanto aqueles que priorizam o desempenho quanto os que buscam economia.
Equipamentos de série
Mesmo sendo uma versão mais acessível, o Renault Kardian não deixa a desejar quando o assunto é tecnologia e segurança. Entre os principais itens de série, a nova versão inclui seis airbags, controle de velocidade de cruzeiro, assistente de partida em rampa, sensores de estacionamento traseiros, e câmera de ré.
O SUV também conta com monitoramento de pressão dos pneus, um painel de instrumentos digital, e uma central multimídia de 8 polegadas, tudo isso complementado por ar-condicionado digital e sistema start-stop, características que reforçam o apelo tecnológico do modelo.
Desempenho pensado para o perfil brasileiro
A Renault desenvolveu o câmbio manual do Kardian com foco no consumidor brasileiro. O câmbio manual de seis marchas, da nova geração JX22 importado de Portugal, foi projetado com marchas curtas nas primeiras posições, garantindo melhor performance em arrancadas e retomadas, características muito valorizadas em centros urbanos.
O motor 1.0 TCe flex de 125 cv e torque de 220 Nm proporciona agilidade e eficiência, equilibrando desempenho e economia de combustível.
Concorrência com o Citroën Basalt
Ao comparar o Renault Kardian com o recém-lançado Citroën Basalt, a diferença de preços e especificações fica clara. O Basalt oferece uma versão de entrada mais barata, mas com um motor aspirado, enquanto o Kardian aposta no motor turbo como padrão, entregando mais potência e versatilidade.
Além disso, a Renault confia em seu conjunto de equipamentos de série para justificar o preço mais elevado, oferecendo uma experiência de condução mais robusta e equipada.
Resultados de vendas e expectativas
Desde seu lançamento em março, o Renault Kardian tem se destacado no mercado, com mais de 13.1 mil unidades vendidas até o momento. O modelo se consolidou como uma das principais opções da marca no segmento de SUVs compactos, superando até mesmo o Duster em alguns meses. Com a nova versão manual, a Renault espera atrair um público ainda maior, especialmente aqueles que procuram um SUV bem equipado a um preço mais acessível.
A estratégia da montadora é clara: concorrer diretamente com modelos que oferecem preços atrativos, mas sem abrir mão de potência, tecnologia e segurança. Essa abordagem reflete a evolução constante do mercado automotivo, onde os consumidores estão cada vez mais exigentes quanto ao equilíbrio entre custo e benefício.