Com um plano estratégico robusto até 2030, a Fiat projeta uma nova era para seus icônicos modelos 500e e Panda, agora rebatizado como Pandina.
A iniciativa busca revitalizar a marca no mercado europeu e fortalecer sua base na Itália, com investimentos bilionários em fábricas e inovações tecnológicas.
Pandina: o compacto com foco em segurança e sustentabilidade
O Fiat Pandina promete ser um marco na linha de compactos. Lançado inicialmente como uma série especial, o modelo será totalmente integrado às normas europeias de segurança GR2 em 2025. Além disso, ele será mantido em produção até 2030, com uma atualização importante em 2035, quando passará a adotar a plataforma STLA Small e motorização 100% elétrica. A produção continuará na tradicional fábrica de Pomigliano d’Arco, na Itália, reforçando a importância do modelo para o mercado local.500e: modernização tecnológica e novas versões
O Fiat 500e, ícone da mobilidade elétrica da marca, ganhará uma nova versão em 2025. Uma das principais mudanças será a substituição das antigas baterias de NMC (níquel-manganês-cobalto) pelas mais acessíveis e duráveis de LFP (lítio-ferro-fosfato), garantindo maior eficiência e custo competitivo.
Além disso, o modelo servirá de base para o Torino, um novo híbrido leve planejado para a mesma época. Uma nova geração do 500e já está prevista para 2030, quando também migrará para a plataforma STLA Small, oferecendo mais autonomia e desempenho. A produção seguirá na fábrica de Mirafiori, que receberá investimentos significativos para revitalizar suas operações.
Ducato: evolução alinhada às regulamentações
O Fiat Ducato, um dos líderes do segmento de vans, também terá novidades importantes. Em 2027, o modelo será atualizado com um facelift e melhorias no motor 2.2 diesel, atendendo às exigências das normas Euro 7. A produção das versões a combustão e elétrica será concentrada na fábrica de Atessa, consolidando a unidade como referência na fabricação de utilitários.
Multipla e Fastback: SUVs globais com produção internacional
A Fiat também aposta em SUVs para expandir sua presença global. Os modelos Multipla e Fastback, previstos para 2026, serão fabricados fora da Itália, com o Marrocos sendo uma das opções mais prováveis. Esses SUVs utilizarão a plataforma Smart Car, garantindo competitividade no mercado internacional. A planta de Kragujevac, na Sérvia, poderá complementar a produção, compartilhando tecnologia com o Grande Panda e o ë-C3.