O Volvo EX30 é o mais novo SUV compacto elétrico da marca sueca, agora sob o comando do grupo chinês Geely. Com sua estreia recente na Europa e pré-venda já aberta no Brasil, o EX30 tem a missão de consolidar a presença da Volvo na era dos carros elétricos.
Com um design inovador e um toque de sustentabilidade, ele promete agradar aos consumidores que buscam um veículo acessível, mas com características premium.
Versões e Preços
O Volvo EX30 chega ao mercado brasileiro em três versões: Core: R$ 229.950, Plus: R$ 277.950 e Ultra: R$ 293.950.
A versão Core é equipada com uma bateria menor de 51 kWh, enquanto as versões Plus e Ultra possuem uma bateria maior de 64 kWh, podendo a Core receber a bateria maior por um adicional de R$ 20 mil. A Ultra é a única versão que, na Europa, vem com carregador AC de 22 kW, permitindo uma recarga mais rápida.
Design e Inovação
O EX30 destaca-se pelo seu design arrojado e interior sofisticado, inspirado em um apartamento moderno. O uso de materiais sustentáveis é uma marca registrada, embora nem sempre luxuosos.
O interior oferece soluções criativas de armazenamento, aproveitando o assoalho plano típico dos carros elétricos e a ausência de um eixo cardã.
Funcionalidade e Tecnologia
O interior do EX30 é quase completamente desprovido de botões físicos, com exceção das alavancas de seta, limpador de para-brisa, controle de cruzeiro e marchas.
Todas as demais funções são acessadas via uma tela central, o que pode ser uma desvantagem para alguns motoristas que preferem controles físicos. A tela central é responsiva e clara, mas exige mais atenção, o que pode ser um problema para a segurança.
Desempenho e Consumo
Equipado com um motor elétrico traseiro de 272 cv e 343 Nm de torque, o EX30 oferece um desempenho ágil. Ele acelera de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos, com velocidade máxima limitada a 180 km/h.
No entanto, o consumo de energia é um ponto fraco, especialmente em rodovias, onde registra apenas 3,1 km/kWh, resultando em uma autonomia de cerca de 232 km com a bateria cheia. Em condições urbanas e estradas menores, o consumo melhora para cerca de 5,0 km/kWh.
Conforto e Ergonomia
Os bancos do EX30 são confortáveis e oferecem várias possibilidades de ajuste, garantindo uma posição de condução agradável. No entanto, a suspensão traseira, apesar de sua construção multilink, pode ser rígida em terrenos irregulares, afetando o conforto dos passageiros.
Acabamento e Detalhes
Embora os materiais sustentáveis sejam uma escolha interessante, o acabamento do EX30 apresenta algumas falhas. Há uso excessivo de plásticos rígidos, imprecisões na montagem do painel e problemas com o porta-luvas central. Além disso, a ausência de botões físicos para controlar as janelas traseiras pode ser inconveniente.
Opinião Blogmotor
O Volvo EX30 é uma aposta interessante da Volvo no segmento dos SUVs compactos elétricos. Com um design inovador e foco em sustentabilidade, ele oferece uma experiência premium a um preço relativamente acessível.
No entanto, a funcionalidade sacrificada pela ausência de botões físicos e o consumo de energia em rodovias são pontos que precisam ser considerados. Para aqueles que buscam um SUV compacto elétrico com um toque de luxo, o EX30 é uma opção a ser considerada, mas com algumas ressalvas.