A Fiat, conhecida por sua forte presença no mercado de caminhonetes compactas e médio-compactas com os modelos Strada e Toro, finalmente lançou sua aguardada caminhonete média, a Fiat Titano.
Este novo modelo tem a difícil tarefa de enfrentar rivais de peso como a Chevrolet S10, Ford Ranger e Toyota Hilux. Mas será que a Titano está à altura dessas concorrentes? Vamos descobrir.
Um lançamento cheio de expectativas
A chegada da Fiat Titano ao mercado brasileiro foi cercada de expectativas. Baseada na Peugeot Landtrek, que por sua vez deriva da caminhonete chinesa Changan Kaicene F70, a Titano promete oferecer um equilíbrio entre robustez e conforto.
Produzida no Uruguai, a caminhonete traz um design moderno, embora genérico, e uma série de novidades que a posicionam como uma forte candidata no segmento de picapes médias.
Design e Conforto
Externamente, a Fiat Titano se destaca pelo design harmonioso, embora pouco original. A versão intermediária Volcano, avaliada pelo VRUM, vem equipada com rodas de liga leve de 17 polegadas e iluminação halógena nos faróis e lanternas.
No entanto, a ausência de estribos laterais, presentes apenas na versão top de linha Ranch, pode tornar a entrada e saída do veículo um tanto desconfortável, especialmente para idosos.
Dentro da cabina, a Fiat Titano oferece boas acomodações. O motorista conta com coluna de direção ajustável em altura e distância, um volante de boa pegada e bancos ergonômicos. O painel de instrumentos é completo, com velocímetro e conta-giros analógicos e uma tela colorida de 4,2 polegadas que exibe informações importantes como o nível do aditivo Arla 32.
Espaço Interno e Acabamento
No banco traseiro, os passageiros têm à disposição difusores de ar dedicados, entrada USB, apoio de braço central e ganchos retráteis para bolsas.
Apesar do assento baixo e do encosto verticalizado, típicos de picapes com chassi, o espaço para as pernas é razoável e a cabine larga acomoda três adultos confortavelmente. O ponto negativo fica por conta do acabamento, predominantemente em plástico, sem elementos que disfarçam a simplicidade, como revestimentos emborrachados ou apliques metalizados.
Conectividade e Tecnologia
A central multimídia, com tela de 10 polegadas, oferece conectividade sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, além de reconhecimento por comando de voz e um HD interno de 10 GB. Embora intuitivo, o sistema pode ser lento em algumas situações.
Equipamentos de Série
A versão Volcano da Fiat Titano 2025 vem equipada com seis airbags, controle de estabilidade e tração, bancos revestidos em material que imita couro, ar-condicionado digital, rodas de liga leve de 17 polegadas, controlador de velocidade, bloqueio do diferencial traseiro, limitador de velocidade, assistente de partida em rampa, central multimídia com tela de 10 polegadas, sensores e câmera de ré, faróis de neblina, volante multifuncional revestido em couro, entre outros itens.
Desempenho e Dirigibilidade
Sob o capô, a Fiat Titano Volcano é equipada com um motor 2.2 turbodiesel da família BlueHDi, que entrega 180 cv de potência e 40,8 kgfm de torque. Apesar de não ser o mais potente da categoria, oferece um desempenho adequado, especialmente em rodovias, onde a caminhonete mantém velocidades de 120 km/h com segurança e eficiência.
No entanto, o isolamento acústico deixa a desejar, com o barulho do motor invadindo a cabine. A transmissão automática de seis marchas, embora funcional, apresenta certa lentidão nas trocas de marcha, especialmente em situações de aceleração intensa.
Suspensão e Conforto de Rodagem
O maior ponto fraco da Fiat Titano é a suspensão. O conjunto não filtra bem as imperfeições do solo, resultando em uma condução desconfortável mesmo em vias asfaltadas.
Em estradas de terra, o desconforto aumenta, com a direção hidráulica transmitindo impactos ao volante. Por outro lado, a altura em relação ao solo de 23,5 cm garante que a caminhonete supere obstáculos sem dificuldades.
Consumo e Economia
Em termos de consumo, a Fiat Titano se destaca positivamente. As medições apontam médias de 9,0 km/l na cidade e 10,7 km/l na estrada, superando os números oficiais do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) do Inmetro.
Capacidade de Carga
A caçamba da Fiat Titano oferece capacidade de carga de 1.020 kg e volume de 1.211 litros com o protetor, ou 1.314 litros sem ele. A caminhonete também possui uma capacidade de reboque de 3,5 toneladas, com iluminação, tomada 12V, protetor e capota marítima incluídos. No entanto, a tampa da caçamba é pesada e sem trava elétrica, o que pode ser um inconveniente.
Ficha Técnica da Fiat Titano Volcano 2025
Especificação | Detalhe |
---|---|
Motor | 2.2 turbodiesel, 4 cilindros, 180 cv a 3.750 rpm |
Torque | 40,8 kgfm a 2.000 rpm |
Transmissão | Automática de 6 marchas, tração 4×4 com reduzida |
Suspensão | Dianteira independente com braços oscilantes; traseira com eixo rígido e molas semi-elípticas |
Rodas/Pneus | 17 polegadas, 265/65 R17 |
Direção | Pinhão e cremalheira com assistência hidráulica |
Freios | Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, com ABS |
Capacidades | Tanque de 80 litros; carga de 1.020 kg; reboque de 3.500 kg |
Dimensões | Comprimento de 5,33 m; largura de 1,96 m; altura de 1,90 m; entre-eixos de 3,18 m |
Consumo | 9,0 km/l na cidade; 10,7 km/l na estrada |
Caçamba | Volume de 1.211 litros com protetor; 1.314 litros sem protetor |
Considerações finais
A Fiat Titano chega ao mercado em um momento de intensa concorrência, com modelos como Chevrolet S10, Ford Ranger e Toyota Hilux passando por atualizações.
Apesar de algumas deficiências em acabamento, isolamento acústico e suspensão, a Titano apresenta um argumento forte em termos de custo-benefício, especialmente na versão Volcano, com preço de R$ 239.990, inferior ao das concorrentes com pacotes de equipamentos similares.