Em suas redes sociais, a Renault trouxe uma grande surpresa para os amantes de clássicos no Salão de Paris. O lendário Renault 17 dos anos 70 está de volta, mas desta vez com uma proposta inovadora: um modelo totalmente elétrico, batizado de Electromod.
Este retorno é marcado pela união de design nostálgico e uma motorização de última geração, oferecendo uma mistura perfeita entre passado e futuro. A estreia no Salão de Paris levantou expectativas, mas com a confirmação de que, infelizmente, não há planos para produção em larga escala.
O Renascimento de um Ícone
O Renault 17 original, lançado nos anos 70, conquistou uma legião de fãs com seu design único e sua proposta de misto entre cupê e perua. Hoje, a Renault revive essa lenda com um motor elétrico de 272 cv, o que representa um avanço tecnológico impressionante.
Diferente do modelo clássico, que contava com um motor a gasolina de 1,6 litro e 108 cv, a nova versão eletrificada promete acelerar significativamente mais rápido, entregando uma experiência de condução superior.
Motor e Desempenho Atualizados
Equipado com um motor de 200 kW, equivalente a 272 cv, o novo Renault 17 elétrico marca uma evolução notável. Desenvolvido em parceria com a Valeo, o motor funciona sem o uso de ímãs permanentes, tornando-o mais sustentável, já que elimina a necessidade de terras raras.
Além disso, o sistema de 800 volts oferece uma resposta de aceleração mais eficiente e potente, colocando o Renault 17 entre os esportivos elétricos mais promissores da marca.
Veja também
Renault Faz Parceria Estratégica para Reduzir Custos das Baterias Elétricas
Design e Estilo: Uma Viagem no Tempo
Visualmente, o Renault 17 Electromod preserva grande parte das características que fizeram do modelo original um ícone. O designer francês Ora Ito foi responsável por trazer esse clássico à vida, mantendo as linhas angulares e a estética robusta da década de 70.
Elementos nostálgicos, como os faróis amarelos e a ausência de uma coluna central atrás do vidro dianteiro, remetem diretamente ao modelo original. Entretanto, o novo design também incorpora atualizações modernas, como faróis em formato de fenda e rodas quadradas.
O interior do carro mantém a atmosfera vintage, com uma combinação de cores marrom e bege, além de um volante e instrumentos com formas extravagantes típicas dos anos 70. Tudo isso faz com que o condutor sinta-se verdadeiramente transportado para outra época, mas com a potência de um carro elétrico dos dias de hoje.
Proporções e Construção
O modelo elétrico mantém as proporções de seu antecessor, mas agora é significativamente mais largo e mais baixo. Com 17 cm a mais de largura e materiais como o chassi de carbono, o carro consegue equilibrar o peso extra do sistema elétrico, resultando em cerca de 1,4 toneladas – consideravelmente mais leve que o Renault Megane E-Tech, por exemplo. Essa mudança na estrutura visa manter o desempenho ágil e dinâmico do carro.
Lançamento e Futuro
O Renault 17 Elétrico fará sua estreia oficial no Salão de Paris, ao lado de outros modelos retrô da marca, como o Renault 4 e o Renault 5 elétricos. Entretanto, não há planos para a produção em massa deste modelo, que permanecerá como um estudo conceitual.
Ainda assim, o sucesso de modelos retrô eletrificados, como o Fiat 500 e o Renault 5, demonstra que há um forte apelo emocional para carros que relembram a juventude de muitos consumidores.