O Mitsubishi Lancer continua a ser uma opção atrativa para aqueles que buscam um sedã médio usado, mas com um toque esportivo. Mesmo enfrentando gigantes como Corolla, Civic e Sentra, o Lancer se destaca por seu visual arrojado e pela gama de equipamentos oferecida. Vamos destrinchar suas características e entender por que ele permanece relevante.
Visual Agressivo
Introduzido no Brasil em 2011, o Mitsubishi Lancer ganhou rapidamente o gosto do público devido ao seu visual agressivo e seu caráter esportivo, apesar de ser um modelo de sedã médio. Seus sete airbags e freios ABS garantem uma segurança que não se vê em qualquer modelo. Para aumentar a firmeza e a estabilidade do veículo, as rodas aro 18” e o sistema de suspensão traseira multilink fazem a diferença.
Potência e Desempenho
O Lancer conta com um motor 2.0 16V de alumínio com comando variável, que entrega 160 cv de potência e um torque de 20,1 mkgf a 4.200 rpm. Seu câmbio CVT de seis marchas pré-programadas, opcionalmente disponível com borboletas no volante, proporciona uma condução fluida e agradável. Apesar disso, o consumo urbano é de 8,5 km/l e na estrada é de 11,5 km/l, sempre abastecido com gasolina.
Versões e Itens de Série
Até 2017, a versão mais completa do Lancer era a GT, que vinha equipada com bancos de couro, teto solar, cromados, saias laterais e uma central multimídia de primeira linha com GPS e DVD player. A versão GT AWD foi a principal novidade em 2013, trazendo tração integral e controles de tração e estabilidade para maior segurança, ainda que tenha mantido a mesma motorização. O peso adicional influenciou um pouco o desempenho e aumentou o consumo.
Após sair de linha globalmente, o modelo continuou a ser comercializado no Brasil em versões HL e HL-T a partir de 2017. Essas versões ofereciam uma série de comodidades como central multimídia, trio elétrico e rodas de liga leve. A HL-T acrescentava bancos de couro e rodas de 18”, entre outros detalhes.
Manutenção e Custos
A idade avançada e o acabamento simples podem ser pontos negativos. No entanto, os custos de manutenção variam entre R$ 1.200 e R$ 2.300, sendo possível adquirir kits de serviço que incluem mão de obra, com opções como troca de óleo por R$ 215. Atenção também ao histórico de câmbio CVT, cujo radiador do fluido pode falhar em modelos mais antigos, causando custos adicionais.
Considerações Finais
Apesar de suas desvantagens, como sensibilidade a buracos e falta de algumas comodidades modernas, o Mitsubishi Lancer continua sendo uma opção interessante. A escolha pela versão CVT é recomendada para quem busca um bom equilíbrio entre conforto e esportividade, especialmente pelo desempenho firme e a segurança avançada que o modelo oferece.