Citroen C4 Pallas: um sedã médio com estilo e conforto. Amado por uns, odiado por outros.

O Citroen C4 Pallas foi um carro que marcou época no Brasil, mas que também teve seus altos e baixos. O carro era um sedã médio com estilo e conforto, mas que também era gastão, caro de manter e desvalorizado.

Citroen c4 pallas

Ah, o Citroen C4 Pallas, foi um dos modelos mais marcantes da marca francesa no Brasil. Com um design arrojado, amplo espaço interno e um bom nível de equipamentos, o carro conquistou muitos fãs entre os consumidores que buscavam um sedã médio com personalidade e sofisticação.

Neste artigo, vamos conhecer um pouco mais sobre a história, as características e as opiniões dos proprietários do Citroen C4 Pallas. Acompanhe!

A história do Citroen C4 Pallas

O Citroen C4 Pallas foi lançado no Brasil em 2007, como parte da segunda geração do Citroen C4, que também incluía as versões hatch e coupé. O nome Pallas, era uma homenagem a um dos modelos mais famosos da marca, o Citroen DS Pallas, que fez sucesso nos anos 60 e 70.

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Produção

O carro era produzido na Argentina, na mesma plataforma do Peugeot 307, e tinha como principais concorrentes o Honda Civic, o Toyota Corolla, o Chevrolet Vectra e o Ford Focus Sedan. O Citroen C4 Pallas se destacava pelo seu visual diferenciado, com uma traseira alta e um porta-malas volumoso, que chegava a 580 litros de capacidade.

Imagem: c4pallas_citroen

Outro ponto chamativo do C4 pallas, era o seu painel digital, que ficava no centro do painel, e pelo seu volante multifuncional, possuindo um cubo fixo e os comandos giravam junto com a direção. Além disso, o carro oferecia itens como ar-condicionado digital, direção elétrica, freios ABS, airbags, computador de bordo, sensor de chuva, faróis de neblina, piloto automático, entre outros.

Principais versões do C4 Pallas

O Citroen C4 Pallas era vendido em três versões: GLX, Exclusive e Exclusive Automático. O motor era sempre o mesmo: um 2.0 16V flex, que rendia 143 cv com gasolina e 151 cv com etanol. E o câmbio, podia ser manual de cinco marchas ou automático de quatro marchas, com opção de trocas sequenciais.

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O carro teve algumas mudanças ao longo dos anos, como a adoção de novas rodas, lanternas de LED, faróis com máscara negra, central multimídia e bancos de couro. Em 2013, o Citroen C4 Pallas saiu de linha, dando lugar ao Citroen C4 Lounge, que era um modelo mais moderno e atualizado.

As características do Citroen C4 Pallas

O Citroen C4 Pallas era um carro que se destacava por suas características, tanto positivas quanto negativas. Veja alguns pontos fortes e fracos do modelo, segundo a opinião dos especialistas e dos proprietários:

Pontos fortes

Design

Imagem: c4pallas_citroen

Com um estilo único, que fugia do padrão dos sedãs médios, o Citroen c4 Pallas se destacava com suas linhas fluidas, faróis afilados, grade cromada, lanternas elevadas e um formato de barco, chamando a atenção por onde passava.

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Espaço

Um ponto bem vantajoso era seu espaço, tanto para os passageiros quanto para a bagagem, contando com 4,77 metros de comprimento, 1,77 metro de largura, 1,50 metro de altura e 2,71 metros de entre-eixos. No espaço interno, ele acomodava cinco pessoas com conforto e tinha um porta-malas gigante, que podia levar até 580 litros de carga.

Conforto

Junto ao amplo espaço, o conforto também vinha lado a lado, tanto para o motorista quanto para os passageiros, com bancos macios e envolventes, além de uma suspensão macia e silenciosa, direção leve e precisa, ar-condicionado eficiente, isolamento acústico caprichado e uma boa ergonomia.

Imagem: c4pallas_citroen

E não para por aí! O c4 Pallas ainda esbanjava vários itens de conveniência, como vidros, travas e retrovisores elétricos, sensor de estacionamento, sensor de chuva, piloto automático, entre outros.

Segurança

No quesito segurança, ele era muito seguro, tanto para os ocupantes quanto para os pedestres, graças a sua boa estrutura, que garantia uma boa proteção em caso de colisões.

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Tudo isso, somado aos seus diversos itens de segurança, como freios ABS, airbags frontais e laterais, controle de estabilidade, controle de tração, assistente de partida em rampa, entre outros.

Pontos fracos

Consumo

Um dos principais pontos que faziam o Citroen C4 pallas ser um tanto quanto odiado, era seu consumo elevado. Infelizmente, por ser equipado com um motor potente, o veículo era muito gastão, tanto com gasolina quanto com etanol.

De um modo geral, ele chegava a fazer em média 7 km/l na cidade e 10 km/l na estrada com gasolina, e 5 km/l na cidade e 7 km/l na estrada com etanol.

Manutenção

Outra reclamação frequentes dos proprietários do C4 pallas era o valor elevado para se manter, tanto pela frequência quanto pelo preço das peças. Se não bastasse, sua mecânica era complexa na época, que exigia cuidados especiais e revisões periódicas, além da necessidade de peças importadas, que eram difíceis de encontrar e tinham um custo elevado.

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Junto ao elevado preço para se manter o veículo, ele ainda era conhecido por sofrer com alguns problemas crônicos, como vazamento de óleo, desgaste prematuro dos pneus, falhas no câmbio e no painel, entre outros.

Desvalorização

Infelizmente, o veículo era muito desvalorizado, tanto pelo mercado quanto pelos compradores, já que possuía uma baixa procura, uma alta oferta e uma fama de problemático.

Além disso, o Citroen C4 Pallas também tinha uma rede de concessionárias limitada, um pós-venda ruim e uma garantia curta, perdendo muito valor com o tempo, chegando a valer menos da metade do preço original em poucos anos.

As opiniões dos proprietários do Citroen C4 Pallas

O Citroen C4 Pallas era um carro que dividia opiniões entre os proprietários. Alguns adoravam o carro, outros odiavam. Veja alguns depoimentos de quem teve ou tem o carro, retirados de sites especializados:

“Tenho um C4 Pallas Exclusive 2010/2011, automático, com 120 mil km rodados. O carro é excelente, muito confortável, espaçoso, bonito e seguro. O carro tem um desempenho satisfatório, apesar do consumo alto. O carro nunca me deixou na mão, só faço as revisões preventivas. O carro é um ótimo custo-benefício, paguei 25 mil reais nele há dois anos e não me arrependo.”

Wagner Souza.

“Tive um C4 Pallas GLX 2008/2009, manual, com 80 mil km rodados. O carro era um pesadelo, só me deu dor de cabeça. O carro vivia na oficina, tinha vários problemas elétricos, mecânicos e eletrônicos. O carro era muito caro de manter, as peças eram um absurdo de caras e difíceis de achar. O carro era muito desvalorizado, perdi muito dinheiro com ele. Foi o pior carro que eu já tive na vida.”

João Amilton

“Tenho um C4 Pallas Exclusive 2012/2013, automático, com 60 mil km rodados. O carro é muito bom, mas tem seus defeitos. O carro é muito confortável, espaçoso, bonito e seguro. O carro tem um desempenho razoável, mas o consumo é alto. O carro tem uma manutenção cara, mas não é frequente. O carro é muito desvalorizado, mas eu não ligo para isso. O carro me atende bem, mas não é para qualquer um.”

Vitor B.

Vale a pena ter um Citroen C4 pallas em 2024?

Essa é uma pergunta que depende muito do seu perfil, do seu orçamento e das suas expectativas. Como foi possível observar, o Citroen C4 Pallas é um carro que possui seus prós e contras.

Ele ainda se mantem como um carro confortável, espaçoso, bonito e seguro, mas também é gastão, caro de manter e desvalorizado. Por isso, se você procura um carro com estilo e personalidade, que ofereça um bom nível de equipamentos e que não se importe com o consumo e a manutenção, o C4 Pallas pode ser uma boa opção.

Você pode encontrar modelos usados com preços bem acessíveis, mas deve estar preparado para arcar com os custos de peças, revisões e possíveis reparos. Contudo, se você procura um carro mais econômico, confiável e fácil de revender, o C4 Pallas pode não ser a melhor escolha.

Dessa forma, outros modelos de sedãs médios podem ser escolhas melhores, como o Honda Civic, o Toyota Corolla, o Chevrolet Cruze ou o Ford Focus, que têm uma melhor reputação no mercado e uma maior procura pelos compradores.

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