Blog Motor
  • Novidades
    • Lançamentos
  • Reviews
  • Mecânica
  • Comparativos
  • Antigos
  • Trânsito
  • Stories
No Result
View All Result
Blog Motor
No Result
View All Result
Home Noticias

Placa preta impulsiona mercado de carros antigos no Paraná

Com crescimento de quase 30%, veículos de coleção ganham novos adeptos e movimentam o setor automotivo

by Blog Motor
24 de setembro de 2025
in Noticias
Foto: Luís Pedruco

Foto: Luís Pedruco

A paixão por carros clássicos voltou a ganhar as ruas com mais força no Paraná. A famosa placa preta, que por anos simbolizou o status de relíquia automotiva, está novamente em destaque e puxando um movimento expressivo no setor. Segundo dados do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), a frota de veículos de coleção cresceu 29% em apenas um ano no estado, saltando de 7.512 para 9.702 unidades entre agosto de 2024 e agosto de 2025. Só em Curitiba, esse avanço foi de 15,6%.

O crescimento, porém, não acontece por acaso. A combinação entre novas regras de certificação, maior acesso à placa tradicional e o amadurecimento de modelos dos anos 1990 como elegíveis para coleção impulsionou um nicho que mistura nostalgia, investimento e estilo de vida.

A placa preta voltou com tudo — e com força total

Durante um período de transição entre os padrões de placas, especialmente com a adoção do modelo do Mercosul, a tradicional identificação de fundo preto e letras brancas foi substituída por versões com letras cinza, menos atrativas para os colecionadores. A reação negativa do público foi quase imediata, levando o Contran a aprovar, no fim de 2021, uma regulamentação que permitiu a volta da clássica placa preta para veículos de coleção certificados a partir de 2022.

Veja Também

Bee Type 2: A Scooter Elétrica que Une Charme Retrô e Inovação Tecnológica

Dirija Superesportivos em SP: Ferrari, Porsche e Camaro Disponíveis para Aluguel a Partir de R$ 300

Segurança do T-Cross decepciona e SUV da VW recebe apenas três estrelas

Esse retorno não foi apenas simbólico. Ele reacendeu o desejo de muitos entusiastas de obter a certificação de seus veículos, especialmente porque a estética e a originalidade sempre foram aspectos valorizados por quem coleciona. Desde então, o setor passou por uma verdadeira reanimação.

Por que os carros antigos estão em alta?

A cada virada de calendário, novos modelos passam a se enquadrar nas regras da placa preta. De acordo com a resolução 957/2022 do Contran, veículos com 30 anos ou mais podem ser reconhecidos como de coleção, desde que atendam a critérios específicos. Em 2025, por exemplo, os modelos fabricados em 1995 já podem entrar na lista.

Além da idade, é necessário que o carro apresente mínimo de 80% de originalidade, esteja em condições de rodagem e possua valor histórico relevante. Pequenas alterações, como troca de bancos ou motor não original, já podem inviabilizar a certificação. E esse cuidado com os detalhes cria um filtro natural, valorizando ainda mais os modelos que se mantêm fiéis à configuração de fábrica.

Como funciona a certificação?

Todo o processo começa com uma avaliação — geralmente feita por clubes especializados, como o Cadillac Clube do Brasil, que atua também como órgão certificador. O dono do carro envia fotos detalhadas e, se o modelo demonstrar potencial para a certificação, é agendada uma vistoria presencial. Passando nos critérios, o veículo recebe o Certificado de Veículo de Coleção (CVCOL), documento essencial para solicitar a troca da categoria no Detran.

O custo médio gira em torno de R$ 1.700, incluindo certificação e taxas. Embora não seja um valor baixo, o investimento se justifica não apenas pela valorização de mercado, mas também por benefícios legais. Por exemplo, veículos de coleção não precisam seguir exigências de segurança modernas — como cinto de três pontos — desde que essas obrigações não existissem na época de fabricação.

Mais trocas, menos vendas: um mercado com regras próprias

Com mais de duas décadas no setor, a loja Clássicos & Antigos, localizada no bairro Capão da Imbuia, em Curitiba, se tornou referência nacional. Seu fundador, Durair do Rosário Filho, mais conhecido como Dura, viu o negócio crescer espontaneamente. Ele conta que começou a vender suas próprias relíquias como um hobby, mas logo percebeu o potencial comercial do segmento.

Hoje, o perfil dos negócios é bem diferente do convencional. Segundo ele, “o mercado de relíquias é movido mais por trocas do que por vendas à vista”. Há pouco tempo, por exemplo, ele trocou sete veículos por apenas três, todos clássicos. A prioridade é sempre manter o foco em modelos antigos com potencial de valorização e identidade histórica.

Santana, Mustang, Studebaker e mais: a nova safra de clássicos

A loja Clássicos & Antigos abriga hoje cerca de 50 modelos à venda ou disponíveis para troca. Entre eles, verdadeiras raridades, como um Studebaker Champion 1939 100% original, um Chevrolet 1933, além de várias unidades de Cadillac e Mustang. Essa diversidade ilustra a abrangência do mercado atual, que inclui desde ícones norte-americanos até modelos nacionais que marcaram época.

Com o tempo, modelos como o Santana, Monza, Escort XR3, Gol GTI, Kadett GSi e até veículos importados da década de 1990 passaram a despertar o interesse dos novos colecionadores. Essa geração, que cresceu vendo esses carros nas ruas, agora tem poder de compra e busca resgatar suas memórias ao volante.

Via: Fonte: Bemparaná
ShareTweetPin

Veja Também

carro eletrico Anel viário com postos para carro elétrico estreia no Paraná e muda o jogo nas estradas brasileiras
Noticias

Anel viário com postos para carro elétrico estreia no Paraná e muda o jogo nas estradas brasileiras

1 de agosto de 2025
cinto ia Novo Volvo EX60 trará cinto com IA que aprende com cada trajeto
Noticias

Novo Volvo EX60 trará cinto com IA que aprende com cada trajeto

27 de julho de 2025
byd song plus 2 BYD Song Plus 2025: Conheça o Novo Preço e as Principais Novidades
Noticias

BYD Song Plus 2025: Conheça o Novo Preço e as Principais Novidades

7 de julho de 2024 - Updated on 7 de setembro de 2024
  • Política de privacidade
  • Contato
  • Política de Ética
  • Politica de verificação dos fatos
  • Quem somos
  • Termos de uso
  • Politica editorial
  • Stories

Categorias

  • Acessórios
  • Agile
  • Antigos
  • Astra
  • Chevrolet
  • Comparativo
  • Curiosidades
  • Lançamentos
  • Manual
  • Mecânica
  • Noticias
  • Onix
  • Reviews
  • Sem categoria
  • Trânsito

Sobre nós

Blog Motor, sua revista digital do setor automotivo

© 2025 Blog Motor

No Result
View All Result
  • Novidades
    • Lançamentos
  • Reviews
  • Mecânica
  • Comparativos
  • Antigos
  • Trânsito
  • Stories

© 2025 Blog Motor

Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência
Politica de privacidade.