Em um mercado onde muitos veículos elétricos assumem formas aerodinâmicas extremas, lembrando verdadeiras “bolhas sobre rodas”, a Volvo segue um caminho distinto. A montadora sueca acredita que há um limite para a ênfase no coeficiente aerodinâmico ao projetar novos modelos, priorizando o design e o conforto sem abrir mão da eficiência.
Em entrevista à revista australiana Drive, Florian Mockenhaupt, gerente sênior de design exterior da Volvo, ressaltou que a marca busca um equilíbrio entre aerodinâmica aprimorada e estética atraente. “Não é tanto uma questão estética, mas fazer um carro que pareça com um mouse da Apple traz muitas outras concessões. Sabemos que nossos clientes valorizam muito o conforto, por exemplo”, afirmou.
Identidade de marca e consistência no design
A Volvo está empenhada em manter uma linguagem de design coesa em toda a sua linha de veículos. Mockenhaupt explica que os futuros modelos serão mais elegantes e modernos, mas sem romper com a identidade visual já estabelecida. Para ele, os consumidores do segmento de luxo apreciam a consistência e a familiaridade nos veículos que adquirem.
Diferentemente de algumas montadoras populares, que apresentam carros com designs completamente distintos no showroom, a Volvo evita mudanças drásticas que possam confundir seu público-alvo. A estratégia é oferecer uma evolução estética que respeite as características que tornaram a marca reconhecida mundialmente.
Fugindo da tendência “uma só cara” no mercado automotivo
O executivo também destacou que a Volvo não seguirá a tendência de alguns concorrentes que adotam o conceito de “mesma salsicha, comprimentos diferentes”, onde os modelos variam apenas em tamanho, mas mantêm o mesmo design básico. Essa abordagem, comum entre algumas marcas alemãs, não faz parte dos planos da montadora sueca.
Uma exceção na linha da Volvo é o EM90, uma minivan de luxo que teve origem no Zeekr 009, modelo da marca chinesa pertencente ao mesmo grupo empresarial. Contudo, seu impacto na imagem global da Volvo é limitado, já que o veículo é comercializado exclusivamente na China.
Novos lançamentos e foco no mercado elétrico
Ainda, segundo informações obtidas pelo Automotive News, o CEO da Volvo, Jim Rowan, e o diretor comercial, Bjorn Annwall, comunicaram aos concessionários nos Estados Unidos que a marca lançará 10 novos modelos ou atualizações nos próximos 24 meses. Entre eles estão o crossover EX60 e o sedã ES90, ambos totalmente elétricos, além de um híbrido plug-in com maior autonomia.
Esses veículos se somarão ao recém-lançado EX90 e ao segundo facelift da atual geração do XC90. A estratégia da Volvo é apresentar um novo modelo ou uma atualização significativa a cada ano nos próximos oito anos, reforçando seu compromisso com a inovação e a sustentabilidade.