A montadora chinesa Leapmotor se prepara para estrear no mercado brasileiro a partir de 2025, uma iniciativa oficializada pela Stellantis, que nomeou Fernando Valela como o vice-presidente responsável pela marca na Região Andina e América Central.
Mesmo antes do lançamento oficial, dois modelos já foram flagrados em testes no país, demonstrando a estratégia de ajustes e validação para garantir uma estreia bem-sucedida.
Modelos Vistos em Testes no Brasil
Os veículos em testes são o hatch Leapmotor T03 e o SUV C10, ambos totalmente elétricos. As primeiras imagens desses carros em solo brasileiro foram divulgadas no Instagram do Stellantis Clube, mostrando-os camuflados enquanto realizam ajustes finos antes da introdução ao mercado. A intenção da Leapmotor é competir com a crescente presença de rivais como BYD e GWM, que já lideram as vendas de carros elétricos no Brasil.
Leapmotor T03: Um Competidor Promissor
O hatch Leapmotor T03, carinhosamente apelidado de “Mobi elétrico” devido à parceria entre a Leapmotor e a dona da Fiat, promete ser uma opção acessível entre os veículos elétricos no Brasil. Com suas dimensões compactas de 3,62 metros de comprimento e 2,40 metros de entre-eixos, o T03 é ideal para o ambiente urbano, combinando praticidade com um bom aproveitamento de espaço interno.
O porta-malas do T03 oferece uma capacidade de 260 litros, posicionando-o entre os 290 litros do Renault Kwid E-Tech e os 230 litros do BYD Dolphin Mini. No quesito performance, o motor de 75 cv e a bateria de 36,5 kWh garantem uma autonomia de 265 km segundo o ciclo WLTP. Em comparação, o Kwid E-Tech possui 65 cv, enquanto o Dolphin Mini possui a mesma potência do T03, mostrando que o hatch da Leapmotor não fica atrás em termos de desempenho.
Leapmotor C10: Tecnologia e Alcance
O SUV Leapmotor C10, com 4,73 metros de comprimento, chega para disputar um segmento dominado pelo Jeep Compass, medindo apenas 3 cm a menos que ele. No mercado chinês, o C10 é vendido em duas versões, das quais apenas uma virá para o Brasil: a totalmente elétrica.
A versão elétrica do C10, destinada ao Brasil, entrega 231 cv e um torque de 32,6 kgfm, alimentada por uma bateria de 69,9 kWh que proporciona uma autonomia de até 420 km pelo ciclo WLTP. Isso assegura uma experiência de condução poderosa e confiável, atendendo às demandas tanto para o uso urbano quanto para viagens mais longas. Na China, o C10 também é oferecido com um extensor de autonomia, utilizando um motor a combustão exclusivamente para recarregar a bateria de 28,4 kWh, uma inovação que, por ora, não será trazida para o mercado brasileiro.
Expectativas para a Estreia no Brasil
Com os ajustes de testes em andamento, espera-se que mais detalhes sejam revelados à medida que nos aproximamos da data de lançamento. A Leapmotor busca entrar no mercado brasileiro com força total, oferecendo alternativas viáveis e atraentes dentro do segmento de veículos elétricos.