A expectativa em torno dos veículos híbridos plug-in (PHEVs) era grande. Eles prometiam unir o melhor dos dois mundos: a conveniência dos motores a combustão com a sustentabilidade da autonomia elétrica.
No entanto, um estudo recente revela que essa solução intermediária entre os carros convencionais e os totalmente elétricos não tem agradado tanto os consumidores quanto o esperado. Com a tecnologia dos carros elétricos avançando rapidamente, a proposta dos PHEVs parece estar perdendo força, e isso está claro na recepção morna do mercado.
A insatisfação dos proprietários de PHEVs
Segundo um levantamento da J.D. Power, a satisfação dos proprietários de híbridos plug-in fica muito aquém da de quem optou por veículos 100% elétricos (BEVs). Apesar da possibilidade de rodar cerca de 40 km usando apenas energia elétrica, o prazer de dirigir e a praticidade dos PHEVs não alcançam as expectativas. Em uma escala de 1.000 pontos, os PHEVs alcançaram apenas 669 pontos, enquanto os BEVs de mercado de massa atingiram 716 e os elétricos de luxo chegaram a 738.
Essa diferença expressiva levanta questionamentos sobre o real valor dos PHEVs como uma alternativa viável para consumidores que estão na transição para um futuro mais sustentável. Muitas montadoras enxergam esses veículos como uma “ponte” para a adoção em massa dos elétricos, mas os dados sugerem que essa ponte pode não ser tão atraente quanto o esperado.
Participação modesta no mercado e o impacto do custo
Os híbridos plug-in representam uma pequena fração das vendas de veículos nos Estados Unidos, com apenas 1,9% até agosto de 2024. Isso é bem inferior à participação de 9,4% dos veículos elétricos e dos 10,7% dos híbridos convencionais. Mesmo com o aumento do número de modelos disponíveis, que passou de 29 em 2022 para 41 em 2024, a preferência dos consumidores parece estar voltada diretamente para os veículos 100% elétricos, sem considerar as opções híbridas como uma etapa intermediária.
Um dos maiores entraves para a popularização dos PHEVs é o custo elevado. Como esses carros contam com dois sistemas de propulsão, o preço tanto para a compra quanto para a manutenção é mais alto. O preço médio de um SUV compacto híbrido plug-in é de US$ 48.700, enquanto um SUV elétrico compacto custa em média US$ 36.900, e um híbrido convencional sai por aproximadamente US$ 37.700. Essa diferença significativa faz com que muitos consumidores optem por soluções mais econômicas, tanto no momento da compra quanto no longo prazo.
Desafios na adaptação e falta de informação
A adaptação ao uso dos PHEVs também tem se mostrado mais difícil do que o esperado. Enquanto os proprietários de carros elétricos geralmente se ajustam rapidamente ao hábito de recarregar seus veículos e percebem que o medo da autonomia é infundado, os donos de híbridos plug-in enfrentam uma curva de aprendizado mais acentuada. Muitos acabam não utilizando o sistema elétrico tanto quanto deveriam, o que compromete o potencial do veículo em oferecer uma economia de combustível e benefícios ambientais significativos.
Além disso, a falta de informações claras e precisas sobre a autonomia elétrica dos PHEVs ainda é uma barreira para muitos consumidores. Concessionárias desempenham um papel crucial nesse processo educacional, mas muitas vezes falham em fornecer as orientações necessárias para que os motoristas entendam como o híbrido pode atender às suas necessidades diárias.
O futuro incerto dos híbridos plug-in
Com a popularidade estagnada dos PHEVs e o crescimento dos elétricos puros mais acessíveis, as montadoras enfrentam o desafio de reformular suas estratégias. O mercado caminha cada vez mais em direção a um futuro totalmente elétrico, e o espaço para soluções intermediárias parece estar diminuindo.
O que inicialmente parecia uma transição suave está, na verdade, se mostrando uma etapa pouco relevante para muitos consumidores, que preferem adotar diretamente os veículos elétricos.