A Citroën está prestes a marcar um novo capítulo em sua trajetória no mercado automotivo brasileiro com o início da produção do novo Basalt. Instalado na moderna fábrica de Porto Real (RJ), este lançamento encerra um ciclo de investimentos de R$ 10 bilhões, consolidando a presença da marca francesa no país.
O Basalt será oficialmente apresentado ao público nas primeiras semanas de outubro, prometendo renovar a linha de SUVs com inovação e estilo.
Um Marco para a Citroën no Brasil
“Além de inaugurar a produção do Novo Basalt, um produto fantástico e importante para a marca Citroën, celebramos um futuro promissor para a nossa fábrica no Rio de Janeiro, que receberá um novo ciclo virtuoso de investimentos e reforçará a aptidão multimarcas da nossa fábrica”, afirma Emanuele Cappellano, presidente da Stellantis para a América do Sul.
Este momento é crucial para a Citroën, que após três anos de produção exclusiva do C4 Cactus, vê no Basalt uma oportunidade de expansão e fortalecimento no mercado local.
Capacidades de Produção e Expectativas
Atualmente, a fábrica de Porto Real opera em um único turno de oito horas, produzindo cerca de 216 unidades por dia. Com a chegada do Basalt, a Citroën planeja aumentar significativamente esse número, atendendo à crescente demanda por SUVs no Brasil.
O Basalt se destaca como o maior veículo da família C-Cubed, medindo 4,35 metros de comprimento, 1,76 metros de largura, 1,56 metros de altura e com uma distância entre-eixos de 2,65 metros. Em comparação, o C3 Aircross possui 4,32 metros de comprimento e 2,67 metros de entre-eixos.
Design e Funcionalidades do Novo Basalt
Ainda que a Citroën mantenha detalhes sobre o Basalt em sigilo até o lançamento oficial, as informações divulgadas na Índia e os flagras no Brasil já revelam muito sobre o modelo. O Basalt oferece uma combinação atraente de design moderno e funcionalidade, com um porta-malas de 470 litros, ligeiramente menor que os 493 litros do Aircross.
A linha será composta por diversas versões, cada uma com características distintas para atender a diferentes perfis de consumidores. A versão de entrada, Live, será equipada com o motor 1.0 Firefly de três cilindros, desenvolvendo 75 cv e 10,7 kgfm de torque, acoplado a uma transmissão manual de cinco marchas. Esta configuração proporciona um equilíbrio ideal entre desempenho e eficiência para o dia a dia urbano.
Versatilidade e Tecnologia no Basalt
Para quem busca mais conforto e tecnologia, a versão Basalt Feel inclui vidros elétricos traseiros, uma central multimídia de 10 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, iluminação diurna em LED, rodas de liga leve de 16 polegadas e um volante com ajuste de altura. Além disso, esta versão pode ser equipada com o motor 1.0 turbo de 130 cv e 20,4 kgfm de torque, acoplado a uma transmissão CVT de sete marchas simuladas, proporcionando uma condução mais suave e eficiente.
Para os entusiastas que buscam o máximo em termos de tecnologia e conforto, a versão Basalt Feel Pack 1.0 turbo oferece um painel de instrumentos digital, airbags laterais e rodas de liga leve de 17 polegadas. No topo da linha, a variante Shine se destaca com ar-condicionado digital, rodas diamantadas e bancos de vinil, garantindo uma experiência premium aos seus ocupantes.
Competitividade e Preço
A Citroën planeja posicionar o Basalt como o SUV-cupê mais acessível do mercado brasileiro, com preços estimados entre R$ 90.000 e R$ 125.000, dependendo da versão escolhida. Este posicionamento estratégico visa competir diretamente com modelos como o Fiat Fastback e o Volkswagen Nivus, oferecendo um excelente custo-benefício sem comprometer a qualidade e as funcionalidades.