A Stellantis anunciou a chegada da STLA Frame, uma plataforma revolucionária para picapes e SUVs grandes, com estrutura carroceria sobre chassi.
Essa inovação foi projetada para atender as demandas crescentes do mercado com um formato multienergia, permitindo o uso de tecnologias como combustão interna, híbrida, hidrogênio e elétrica (BEV e REEV).
Flexibilidade e Alta Performance
A STLA Frame oferece um desempenho impressionante, com autonomia de até 1.100 km para versões REEV e 800 km para BEVs. Além disso, a plataforma é equipada para enfrentar as condições mais desafiadoras, com capacidade de reboque de até 6.350 kg, carga útil de 1.224 kg e resistência à travessia em água de até 610 mm.
Outro diferencial está na flexibilidade para acomodar baterias de 159 a 200 kWh, adaptando-se a futuras tecnologias de armazenamento de energia. Essa característica torna a STLA Frame uma solução robusta e escalável para atender às necessidades de diferentes segmentos.
Avanços em Mobilidade Elétrica
A plataforma integra módulos de acionamento elétrico (EDMs) em ambos os eixos, garantindo tração integral com potência de até 250 kW em cada módulo. Os sistemas elétricos de 400V e 800V proporcionam um carregamento rápido, permitindo até 161 km de autonomia com apenas 10 minutos de recarga.
Além disso, o carregamento bidirecional é uma característica notável, permitindo que os veículos não apenas consumam energia, mas também forneçam para outros dispositivos, veículos ou até mesmo a rede elétrica.
Ram e Jeep: Primeiras a Adotar a Plataforma
Os primeiros veículos baseados na STLA Frame serão lançados pelas marcas Ram e Jeep, consolidando a estratégia da Stellantis de liderar o mercado de veículos eletrificados em grande porte.
A meta da empresa inclui alcançar 100% das vendas de veículos elétricos de passeio na Europa e 50% nos EUA até 2030. Para isso, a Stellantis investe mais de € 50 bilhões em pesquisa e desenvolvimento voltados para a eletrificação.