A Horse apresenta uma inovação revolucionária no segmento automotivo com o lançamento do câmbio DB49, projetado para transformar o desempenho de veículos híbridos. Este sistema conta com 15 marchas e elimina a necessidade de embreagem, utilizando dois motores elétricos internos para garantir acoplamentos precisos e eficiência energética.
Com a produção iniciada na unidade de Sevilha, na Espanha, o DB49 estreia nas versões híbridas plug-in do Renault Rafale e promete expandir suas aplicações em modelos futuros.
Uma revolução na transmissão
O diferencial do DB49 está na combinação avançada entre motores elétricos e sincronismos internos, proporcionando até 15 combinações de marchas. Esse sistema é gerenciado pelo sofisticado Power Electronics Box (PEB), que otimiza o desempenho e a eficiência energética.
A transmissão consegue alcançar uma eficiência até 15% superior à de câmbios de dupla embreagem, estabelecendo um novo patamar no mercado automotivo.
Potência e versatilidade
Com um torque máximo de 47,9 kgfm, o DB49 demonstra robustez ao lidar com diferentes motores, sejam eles a combustão, híbridos plug-in (PHEV) ou elétricos. Seus dois motores elétricos internos adicionam 48 cv de potência, enquanto o peso total da unidade se mantém em apenas 99 kg, favorecendo o desempenho geral do veículo.
Além disso, a transmissão foi projetada para reduzir o consumo de bateria, integrando soluções mecânicas e eletrônicas que otimizam o uso de energia, tornando-a ideal para as novas demandas de sustentabilidade.
Estreia no Renault Rafale
O primeiro modelo a adotar o DB49 será o Renault Rafale, um SUV híbrido que se beneficiará diretamente da tecnologia para entregar maior eficiência e desempenho. Essa transmissão, entretanto, não se limitará ao Rafale.
A Renault já planeja expandir o uso do DB49 para outros veículos, incluindo um SUV médio nacional e a aguardada picape Niagara, ambos em versões híbridas.
Uma tecnologia sem precedentes
O grande destaque do DB49 é a ausência de embreagem. Em vez disso, seus dois motores elétricos gerenciam não apenas o movimento do carro, mas também o processo de troca de marchas. O design inovador divide as relações de marcha em quatro dedicadas ao motor principal e duas ao sistema elétrico, criando uma experiência de condução única e suave.