O Ford Fiesta, um ícone automobilístico com uma rica história de 47 anos, pode estar prestes a retornar ao mercado. O clássico hatch deixou de ser produzido no ano passado na Europa, mas a Ford está desenvolvendo uma plataforma elétrica acessível, menor que os modelos atuais como o Puma e Capri. Isso poderia ressuscitar um nome tradicional da marca, desta vez em versão totalmente elétrica.
O projeto é liderado por Alan Clarke, ex-engenheiro da Tesla, com uma equipe de aproximadamente 300 especialistas, incluindo profissionais de Rivian, Apple e Fórmula 1.
Nova Plataforma Elétrica
Segundo o site Autocar, a nova plataforma elétrica, apelidada de Skunkworks, promete ser revolucionária. Marin Gjaja, diretor de operações da divisão Modelo E da Ford, comentou recentemente sobre os desafios e as ambições da nova iniciativa. “Estamos investindo muito tempo e recursos em tornar a plataforma acessível”, afirmou Gjaja.
O grande desafio é como competir nesse segmento de mercado, especialmente contra países como a China, que produzem veículos a preços mais baixos. Alan Clarke e sua equipe têm a missão de criar os carros elétricos mais eficientes possíveis. “Clarke se juntou à Ford há alguns anos e está empenhado em construir a plataforma elétrica mais eficiente do planeta”, mencionou Gjaja.
O Possível Retorno do Ford Fiesta
Embora ainda seja especulação, a escolha de ressuscitar o nome Fiesta para este novo modelo acessível faz bastante sentido. Desde seu lançamento em 1976, o Fiesta foi um dos modelos mais vendidos da Europa, especialmente na Inglaterra. No entanto, a ascensão dos SUVs levou a uma queda nas vendas do hatch.
A História do Fiesta no Brasil
No Brasil, o Fiesta chegou importado da Espanha em 1994, na sua terceira geração, e rapidamente conquistou o público local. A produção nacional teve início em 1996, na quarta geração, continuando com uma quinta geração que rendeu modelos como o sedã e o popular SUV EcoSport.
A sexta geração foi lançada em 2010, incluindo versões sedã e SUV, e permaneceu no mercado brasileiro até 2019, quando a Ford decidiu encerrar a fabricação no país. Durante a pandemia, a sétima geração continuou a ser produzida na Europa, embora tenha enfrentado uma significativa queda nas vendas. Este período coincidiu com a ascensão do SUV Puma, que tomou o posto de veículo mais vendido da Ford no continente.
Considerações Finais
A possibilidade do Ford Fiesta retornar como um carro elétrico revolucionário traz grande expectativa. A combinação da experiência de Alan Clarke e de uma equipe altamente qualificada promete uma plataforma inovadora que poderá redefinir a acessibilidade e eficiência dos veículos elétricos. Esse renascimento seria um tributo adequado ao legado de um dos hatches mais icônicos de todos os tempos.
Por fim, enquanto aguardamos por maiores detalhes sobre esta nova iniciativa da Ford, é certo que o retorno do Fiesta na forma de um veículo elétrico será acompanhado de perto tanto pelos entusiastas de carros clássicos quanto pelos fãs de inovação tecnológica.