Ford assina venda de fábrica no Ceará para produção de carros elétricos com investimento bilionário

Antiga fábrica da Troller será transformada em polo industrial automotivo para veículos elétricos, gerando milhares de empregos no Ceará.

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A Ford formalizou a venda de sua fábrica em Horizonte, Ceará, em um acordo que promete transformar o local em um polo para a produção de veículos elétricos e híbridos.

Com um investimento inicial de R$ 400 milhões, o antigo complexo da Troller será reativado, trazendo inovação ao setor automotivo e prometendo criar milhares de empregos diretos e indiretos. Esta movimentação faz parte de um projeto ambicioso que visa fortalecer a indústria automotiva no Brasil, focando na tendência de eletrificação dos veículos.

Acordo que transforma o futuro automotivo no Ceará

O contrato assinado entre a Ford e o Governo do Ceará marca um ponto de virada para a antiga fábrica da Troller. O local, que estava desativado desde o encerramento das atividades da montadora americana em 2021, agora ganhará nova vida com o investimento da Comexport, empresa líder no comércio exterior e cadeia de suprimentos. Este será o novo endereço para a produção de carros elétricos e híbridos, consolidando o Ceará como um novo polo de inovação automotiva no Brasil.

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Investimento bilionário e geração de empregos

Com o aporte de R$ 400 milhões, a Comexport pretende transformar o espaço em um centro de montagem de veículos com capacidade para produzir até 40 mil unidades por ano.

Além disso, estima-se que o projeto trará cerca de 9 mil empregos, entre diretos e indiretos, fortalecendo a economia local e o setor automotivo brasileiro. Essa expansão do mercado também coloca o Brasil em uma posição estratégica na produção de veículos sustentáveis, alinhando-se às demandas globais por soluções de mobilidade limpa.

Produção de veículos elétricos

A produção na fábrica de Horizonte será focada em modelos elétricos e híbridos, um movimento que reflete a crescente demanda por tecnologias mais limpas e eficientes no setor automotivo. As primeiras unidades devem ser montadas em formato CKD ou SKD, utilizando componentes pré-montados que chegam prontos para finalização no Brasil.

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Isso reduz custos e acelera a entrada de veículos no mercado. A fábrica está preparada para atender marcas que buscam expandir suas operações no Brasil, com especulações sobre parcerias com montadoras chinesas e outros grandes nomes do mercado automotivo.

O interesse de montadoras globais

Embora a Comexport ainda não tenha revelado oficialmente as marcas que utilizarão a fábrica, rumores apontam que empresas chinesas, como a Neta e a Omoda Jaecoo, já demonstraram interesse.

Essas marcas estão de olho no potencial do mercado brasileiro e na infraestrutura que a planta em Horizonte oferece. A fábrica pode se tornar um ponto estratégico para a produção local, permitindo que montadoras globais alcancem novos mercados e ampliem suas ofertas de veículos eletrificados.

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O impacto da venda no setor automotivo

A venda da fábrica da Ford no Ceará segue o padrão de desmobilização da montadora americana no Brasil. A empresa já havia vendido outros ativos, como as fábricas de São Bernardo do Campo e Taubaté, que agora abrigam operações de outros setores, como logística e siderurgia.

Com isso, a Ford se consolida como uma empresa focada em importações e na distribuição de veículos, enquanto o Brasil vê novas oportunidades surgindo com a chegada de fabricantes interessadas no mercado de veículos elétricos.

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