Diretor de comunicação da Toyota confirma que Yaris Cross também terá motor flex no Brasil.

Em entrevista ao CBN Autoesporte, o executivo confirmou que o SUV será vendido em duas opções e sem sistema híbrido

yaris

A Toyota anunciou que o Yaris Cross, seu mais novo SUV compacto, será lançado no Brasil em 2025 com opções de motorização flex e híbrida flex. A informação foi confirmada pelo diretor de comunicação da montadora, Roberto Braun, em entrevista à CBN Autoesporte.

Braun destacou que os próximos modelos produzidos no país precisam atender a uma variedade maior de consumidores. Por isso, além da tecnologia híbrida, o Yaris Cross contará com versões equipadas com motorização flex convencional. Sob o capô, essas versões devem trazer o motor 1.5 flex de 110 cv de potência e 14,9 kgfm de torque, já conhecido do Yaris atual.

Tecnologia híbrida flex ganha destaque

A versão híbrida flex do Yaris Cross combinará o motor 1.5 aspirado com um sistema elétrico e uma bateria compacta. Essa configuração visa melhorar o consumo de combustível e reduzir as emissões de poluentes. Em mercados internacionais, essa combinação entrega 106 cv e 14 kgfm, mas no Brasil os números podem ser mais elevados graças ao uso do etanol como combustível.

O diretor de comunicação mencionou que o conjunto híbrido também será produzido em versões compatíveis apenas com gasolina para atender outros países. Atualmente, os modelos híbridos nacionais da Toyota, como o Corolla e o Corolla Cross, são exportados para mais de 20 nações, incluindo o Paraguai.

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Produção nacional de motores e baterias

Hoje, todo o conjunto híbrido montado em Indaiatuba (SP) é importado do Japão. A Toyota planeja iniciar a produção local dos motores híbridos a partir de 2025. Em 2026, as baterias também serão nacionalizadas, fortalecendo a cadeia produtiva brasileira e reduzindo custos.

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Desafios e soluções para a descarbonização

Braun ressaltou os desafios logísticos e de infraestrutura que a eletrificação plena enfrenta no Brasil. “Existem cerca de 9 mil pontos de recarga no país, sendo que 35% estão em São Paulo”, observou. Ele enfatizou que a combinação entre motores a combustão e elétricos, especialmente com o uso de combustíveis de baixo carbono como o etanol, é essencial para o futuro da descarbonização.

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Híbridos plug-in flex estão em estudo

A Toyota está avaliando a possibilidade de lançar modelos híbridos plug-in flex no mercado brasileiro. Essa tecnologia permitiria que os veículos rodassem distâncias maiores no modo elétrico, utilizando o etanol como combustível complementar. Embora não haja previsão de lançamento imediato, a montadora reconhece o potencial dessa solução para o país.

“Teremos que combinar a eletrificação com o uso de combustíveis neutros ou de baixo carbono. O etanol se encaixa perfeitamente com a tecnologia híbrida plug-in”, explicou Braun. Além do Brasil, a Toyota também estuda introduzir modelos híbridos a etanol em mercados como a Índia.

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