O conglomerado Tata Group, dono da Jaguar Land Rover (JLR), enfrenta uma tempestade judicial após demitir Hazar Denli, engenheiro que revelou falhas graves em modelos da VinFast.
A polêmica começou quando Denli, durante sua atuação na Tata Technologies (TTL), expôs no Reddit problemas críticos de segurança nos modelos elétricos VinFast VF6 e VF7, alertando para componentes que comprometem a integridade dos veículos.
O alerta sobre falhas estruturais
Denli destacou falhas no chassi e na suspensão dos veículos, incluindo componentes que apresentavam desgaste prematuro. Ele revelou que o suporte dianteiro e a junta sofriam afrouxamento crítico, criando o risco de perda de controle do veículo. “As rodas poderiam se soltar, colocando vidas em perigo”, afirmou o engenheiro.
Além disso, ele identificou falhas nos suportes das unidades de acionamento, que se desintegravam após percorrer apenas 25.000 km, muito abaixo da expectativa de 150.000 km. Essas peças, ao se soltarem, representavam riscos não apenas aos ocupantes, mas também aos demais usuários das vias.
Respostas ignoradas e pedidos de mudança
Mesmo após apresentar relatórios detalhados e recomendar o redesenho das peças defeituosas, Denli enfrentou resistência. A VinFast e a TTL optaram por seguir com o projeto, priorizando prazos e custos em detrimento da segurança. A frustração culminou no pedido de transferência do engenheiro, que foi negado. Desencantado, Denli deixou a empresa em 2023.
Novos problemas em modelos no mercado
De volta à JLR no Reino Unido, Denli continuou monitorando relatórios técnicos e identificou que os modelos VF8 e VF9, já vendidos na Europa, Estados Unidos e Vietnã, herdavam os mesmos problemas estruturais.
O impacto dessas falhas ficou evidente após um acidente fatal na Califórnia, envolvendo um VF8 que perdeu o controle e pegou fogo. O incidente chamou a atenção do NHTSA, órgão regulador de segurança automotiva nos EUA, que abriu uma investigação.
Denúncia pública e retaliações
Insatisfeito com a falta de ação, Denli recorreu ao Reddit para alertar sobre os riscos dos veículos. Em um post, ele foi categórico: “Nunca entraria em um carro da VinFast e não permitiria que meus entes queridos o fizessem”. Pouco tempo depois, em julho de 2024, Denli foi demitido, sob alegação de má conduta.
Implicações legais e a batalha judicial
Documentos internos revelaram que a demissão de Denli foi articulada entre a Tata Technologies e a JLR, demonstrando um esforço para silenciá-lo.
Agora, o engenheiro busca justiça nos tribunais trabalhistas do Reino Unido, utilizando a Lei de Divulgação de Interesse Público no Trabalho como base legal. Essa legislação protege funcionários que denunciam práticas que colocam a segurança pública em risco.
Debate sobre proteção a denunciantes
O caso reacendeu debates no Parlamento britânico sobre a necessidade de fortalecer as leis de proteção aos denunciantes. Susan Kramer, ex-ministra dos Transportes, destacou a importância de casos como o de Denli para expor irregularidades corporativas e proteger consumidores. “Sem proteção adequada, aqueles que denunciam práticas ilegais são punidos, enquanto os culpados permanecem impunes”, afirmou Kramer.