O Citroën C4 Cactus, que desde abril já não estava disponível nas concessionárias brasileiras, teve sua produção oficialmente encerrada.
A informação foi confirmada pela Stellantis, que destacou o legado do modelo no país. Com mais de seis anos de mercado e uma proposta diferenciada, o SUV compacto desponta como um capítulo importante na história recente da Citroën no Brasil.
Uma despedida silenciosa
Desde o início do ano, a ausência do Citroën C4 Cactus nas lojas e no configurador oficial já levantava especulações sobre seu futuro. Segundo a Stellantis, o SUV construiu um legado baseado em ousadia, design arrojado e performance. A marca, no entanto, direciona agora seu foco para os novos modelos Aircross e Basalt, que assumem o papel de substituir o C4 Cactus no portfólio nacional.
Embora tenha saído de linha no Brasil, o modelo ainda é comercializado em mercados da América Latina, como Argentina, Uruguai e Colômbia. Entretanto, fontes indicam que a produção para exportação, atualmente realizada em Porto Real (RJ), também deve ser encerrada até o final de 2024.
Uma trajetória marcada por inovação
Lançado no Brasil em 2018, o C4 Cactus chegou em sua segunda geração, já com o visual atualizado que suavizava os airbumps laterais característicos. Posicionado como um SUV compacto com elementos de hatchback elevado, o modelo se diferenciava por sua suspensão mais alta, pintura em dois tons e detalhes que combinavam estilo e funcionalidade.
Em seu auge, o modelo se destacou no mercado nacional. Apenas em 2021, ano de maior sucesso, foram comercializadas 19.552 unidades, consolidando o C4 Cactus como um dos principais produtos da marca. Apesar disso, o declínio foi acentuado em 2024, com apenas 865 unidades licenciadas até setembro.
Características que marcaram o C4 Cactus
O Citroën C4 Cactus ficou conhecido por sua proposta de design inovador e tecnologias voltadas ao conforto. Além do icônico sistema de proteção airbump, o modelo entregava uma dirigibilidade suave e equipamentos modernos. A cabine proporcionava um bom nível de acabamento e ergonomia, agradando especialmente jovens consumidores e famílias.
Entretanto, com a evolução do mercado e a chegada de novos competidores, como o Jeep Avenger e modelos renovados de marcas concorrentes, o C4 Cactus perdeu força. Isso levou a Citroën a reformular sua estratégia, focando em SUVs mais robustos e alinhados com as tendências atuais.
O futuro da Citroën no Brasil
Com a saída do C4 Cactus, a Citroën amplia sua aposta nos SUVs Basalt e Aircross, que prometem atender às demandas do consumidor brasileiro por modelos mais espaçosos e tecnologicamente avançados. Além disso, a marca planeja reforçar sua linha de produtos com lançamentos que explorem novos segmentos e motorização híbrida.
Enquanto isso, o legado do C4 Cactus permanece como um exemplo de como a ousadia no design pode conquistar o público, mesmo em um mercado competitivo. O modelo deixa sua marca na história automotiva nacional, sendo lembrado por seu papel em redefinir os padrões da Citroën no país.