A BYD tem adotado estratégias agressivas para manter sua competitividade no mercado brasileiro, e a última ação não foi diferente. A montadora chinesa importou 60 mil veículos híbridos e elétricos para o Brasil no primeiro semestre de 2024.
Este movimento faz parte de uma manobra estratégica para evitar o aumento das alíquotas de impostos de importação, que estão em ascensão neste ano.
Contexto e Implicações
A chegada dos veículos ocorreu através de 20 navios próprios que atracaram nos portos do Espírito Santo e Pernambuco. Modelos como o sedã híbrido King e o SUV Song Pro foram incluídos nessa remessa massiva.
Essa ação se deu em resposta ao aumento das alíquotas de impostos sobre veículos elétricos e híbridos, que subiram para 12% em janeiro de 2024 e subirão novamente para 25% em julho do mesmo ano. O teto máximo de 35% está previsto para julho de 2026.
Segundo autoridades, como o vice-presidente e ministro da Indústria, essa medida tem como objetivo incentivar a produção local de veículos eletrificados.
BYD Prepara Fábrica em Camaçari
A estratégia da BYD não se limita apenas às importações. A empresa está construindo uma fábrica em Camaçari, na Bahia, que será a maior fora da China.
A construção iniciou em março e está sendo realizada no terreno que anteriormente pertencia ao complexo da Ford. A previsão é que a produção nacional de modelos como os hatches elétricos Dolphin e Dolphin Mini, o SUV híbrido Song Plus e o elétrico Yuan Plus comece em 2025.
Objetivo de Ser a Terceira Maior Marca no Brasil
A BYD tem planos ambiciosos para o mercado brasileiro. A meta é vender 100 mil carros em 2024 e se tornar a terceira maior montadora em atividade no Brasil nos próximos quatro anos. Para alcançar esse objetivo, a empresa contará com uma rede de 200 lojas e 11 modelos à venda.
O portfólio atual inclui modelos como Dolphin Mini, Dolphin, Song Plus, Yuan Plus, Seal, Tan, Han e o recém-lançado King. Além disso, a Shark, primeira picape híbrida do país, chegará no segundo semestre de 2024 para competir com modelos como Ford Ranger, Toyota Hilux e Chevrolet S10.
Detalhes da Picape Shark
A Shark é um dos lançamentos mais aguardados da BYD. Com previsão de preço até R$ 300 mil, esta picape híbrida combinará um motor 1.5 turbo de 192 cv com dois propulsores elétricos, totalizando 430 cv. Assim, a Shark deve se destacar como a picape mais potente do Brasil.
Considerações finais
A BYD está claramente posicionada para se tornar uma força dominante no mercado automotivo brasileiro. Com estratégias que incluem tanto a importação em grande escala para evitar aumentos de impostos quanto a construção de uma fábrica local, a empresa demonstra um compromisso robusto com o crescimento e a inovação. A meta de se tornar a terceira maior montadora no Brasil parece ambiciosa, mas com os passos que estão sendo dados, está longe de ser inatingível.