ATR 72-500: como é avião turboélice que caiu em Vinhedo?

Saiba como era o avião da VOEPASS que caiu em Vinhedo.

atr aviao vinhedo

Recentemente, um acidente com o ATR 72-500 na cidade de Vinhedo (SP) trouxe este renomado avião turboélice para o foco da mídia. Operando o voo 2283 da VOEPASS, que partiu de Cascavel (PR) com destino a Guarulhos (SP), o avião transportava 62 pessoas, incluindo quatro tripulantes.

Até o momento, a tragédia resultou na confirmação de quatro mortes pela Defesa Civil, sem evidências de sobreviventes, enquanto as causas do acidente ainda estão sob investigação. A seguir, exploraremos o que torna o ATR 72-500 tão especial e amplamente usado na aviação regional, além de suas características de destaque.

ATR 72-500: um turboélice versátil e eficiente

ATR 72-500 é um turboélice bimotor de médio porte, criado pela Avions de Transport Régional (ATR), uma colaboração franco-italiana entre Aérospatiale e Aeritalia. Lançado como uma evolução do ATR-42, este modelo se destacou na aviação regional desde a sua produção em larga escala iniciada nos anos 1980.

Este modelo foi projetado para atuar em rotas domésticas, sendo especialmente eficiente em áreas com infraestrutura aeroportuária limitada, como é o caso de Cascavel. A capacidade do ATR 72-500 para pousar em pistas curtas e decolar sob condições adversas, lhe permite operar em locais que seriam inviáveis para aviões a jato.

Publicidade

Adaptado para Logística e Econômico

Uma das maiores vantagens do ATR 72-500 está no seu design otimizado para operações regionais. Com uma porta de carga lateral esquerda, a aeronave facilita a movimentação de encomendas, sendo uma escolha popular para operações logísticas. As asas altas e hélices de grandes dimensões, com diâmetro superior ao da própria fuselagem, são outra característica que permite seu excelente desempenho em pistas curtas de até 1.850 metros.

Em termos de economia, o ATR 72-500 é conhecido pelo seu baixo consumo de combustível. Um exemplo clássico é o seu uso em voos curtos: em uma viagem de 225 km, consome cerca de 708 quilos de combustível em aproximadamente uma hora, fazendo dele uma opção extremamente econômica para voos curtos.

Publicidade

Conforto e Segurança para Passageiros

A cabine do ATR 72-500 não decepciona quando se trata de tecnologia e conforto. Equipado com sistemas eletrônicos avançados similares aos de aviões a jato, proporciona uma experiência segura e agradável aos passageiros. Sua operação silenciosa e estável o coloca entre as favoritas de muitas linhas aéreas regionais, como é o caso da VOEPASS e da Azul Linhas Aéreas no Brasil.

Impacto na Aviação Regional Brasileira

No cenário brasileiro, além da VOEPASS, o ATR 72-500 também integra a frota de outras companhias aéreas como a Azul. Este fato destaca a relevância deste modelo em nossas operações regionais, onde os desafios de infraestrutura aeroportuária são uma constante. A versatilidade, economia e robustez do ATR 72-500 fazem dele um pilar na aviação regional, oferecendo uma solução confiável e eficaz para o transporte aéreo em áreas remotas ou de difícil acesso.

Publicidade

Imagens da queda do avião ATR 72-500 que caiu em vinhedo

@ganevconsultoriaimob Avião cai em Vinhedo. #aviao #quedadeaviao #atr ♬ som original Ganev Consultor imobiliário
Sair da versão mobile