Lançado no Brasil em 2021, o Toyota Corolla Cross rapidamente se posicionou como uma forte alternativa no competitivo mercado de SUVs médios. Fabricado em Sorocaba (SP), o modelo compartilha a plataforma e muitos componentes com o bem-sucedido sedã Corolla, buscando oferecer a mesma confiabilidade e robustez.
No entanto, apesar da boa reputação da Toyota, alguns proprietários têm relatado problemas significativos com o veículo, especialmente em relação ao câmbio automático e à suspensão.
Evolução e Atualizações do Modelo
O Toyota Corolla Cross utiliza a plataforma TNGA (Toyota New Global Architecture), a mesma do sedã Corolla, o que permite a utilização de tecnologias avançadas de assistência à condução e um sistema de propulsão híbrido flex.
O modelo é oferecido com um motor 2.0 flex aspirado que gera até 175 cv, acoplado a um câmbio automático CVT que simula dez marchas. As versões híbridas combinam um motor 1.8 com um propulsor elétrico, totalizando 122 cv de potência combinada.
Em 2024, o Corolla Cross passou por sua primeira grande atualização, recebendo um design revisado, melhorias no acabamento e novos equipamentos, como a abertura elétrica da tampa do porta-malas nas versões mais completas.
Problemas na Suspensão
Apesar das atualizações e do design elogiado, muitos proprietários têm reportado problemas na suspensão do Corolla Cross. Um dos principais relatos é o surgimento de ruídos anormais, mesmo em veículos com baixa quilometragem. Esses barulhos são especialmente perceptíveis ao passar por lombadas ou em vias com pavimentação irregular.
Investigando os Ruídos
Especialistas apontam que a origem dos ruídos na suspensão deve ser investigada cuidadosamente. A suspensão é um componente crucial para a segurança e o conforto do veículo, sendo responsável por absorver impactos, manter as rodas em contato com o solo e controlar a movimentação da carroceria.
Questões no Câmbio Automático
Outro problema comum relatado pelos proprietários do Corolla Cross é relacionado ao câmbio automático. Muitos usuários reclamam de trancos e mau funcionamento, especialmente na transição entre a primeira e a segunda marcha. Esses problemas são percebidos mesmo em veículos novos, com pouca quilometragem.
Análise Técnica do Câmbio
A reputação da Toyota é de utilizar câmbios robustos e confiáveis, o que torna esses relatos preocupantes. É essencial que uma avaliação detalhada seja realizada para identificar a causa dos problemas e propor soluções adequadas. Os especialistas destacam que não é normal que um câmbio automático apresente trancos ou ruídos em veículos novos.
Resposta da Toyota
A Toyota tem se manifestado através de sua área de suporte técnico, afirmando que acompanha de perto as solicitações dos clientes e orienta sobre o correto funcionamento, manutenção ou reparo dos componentes, conforme necessário. A montadora reitera seu compromisso em proporcionar um atendimento de qualidade a todos os seus consumidores.
Considerações finais
Apesar dos problemas relatados, o Toyota Corolla Cross continua sendo uma opção interessante no mercado de SUVs médios, graças ao seu design atraente, conforto e tecnologia.
No entanto, é crucial que a Toyota resolva os problemas de suspensão e câmbio automático para manter a confiança dos consumidores e a reputação da marca.