A Xiaomi, amplamente reconhecida por seus smartphones e eletrônicos de consumo, agora mira no mercado automotivo com um desafio ambicioso.
O lançamento do protótipo SU7 Ultra, um superesportivo elétrico de 1.500 cavalos de potência, promete não apenas chamar a atenção dos entusiastas, mas também superar rivais de peso como o Porsche Taycan em uma disputa eletrizante nas pistas.
Um Novo Desafio na Alemanha
O foco principal da Xiaomi com o SU7 Ultra é um objetivo claro e ousado: superar o tempo do Porsche Taycan Turbo GT no icônico circuito de Nürburgring, na Alemanha.
Equipado com um motor de 1.100 cv, o Taycan estabeleceu um tempo impressionante de 7:07.55 minutos. No entanto, a Xiaomi pretende ir além, apostando suas fichas no SU7 Ultra para quebrar essa marca já em outubro deste ano.
Tecnologia de Ponta
Para vencer esse desafio, a Xiaomi empregou tecnologia de ponta no desenvolvimento do SU7 Ultra. O protótipo conta com três motores elétricos desenvolvidos internamente, somando uma potência avassaladora de 1.548 cv. Esta superioridade se reflete diretamente em um ganho significativo de 448 cv sobre o Porsche Taycan Turbo GT.
Outro diferencial tecnológico vem das baterias, desenvolvidas pela CATL, um gigante da indústria chinesa de baterias. Embora a capacidade em kWh não tenha sido divulgada, as baterias foram otimizadas para descarregar altas quantidades de energia, alimentando os três motores com eficiência máxima.
Com isso, o Xiaomi SU7 Ultra promete atingir 100 km/h em meros 1,97 segundos, um tempo que o coloca entre os veículos mais rápidos do mundo. Sua aceleração continua sendo impressionante até alcançar 300 km/h em apenas 15 segundos, com a velocidade máxima limitada a 350 km/h.
Inovação na frenagem
Além da potência brutal, a Xiaomi reforçou o sistema de freios regenerativos do SU7 Ultra em parceria com a AP Racing, conhecida por desenvolver sistemas de frenagem para competições de alto desempenho.
Essa colaboração permite que o superesportivo reduza de 300 km/h para parada total em 15 segundos, utilizando uma desaceleração de 2.36 G sem comprometer o controle.
Peso e Aerodinâmica
Um dos trunfos do Xiaomi SU7 Ultra é seu peso relativamente leve para um veículo elétrico desse calibre. O protótipo pesa apenas 1.900 kg, graças ao uso extensivo de fibra de carbono e outros materiais leves.
Em comparação, a versão de produção esperada será mais pesada, com aproximadamente 2.205 kg, tornando o protótipo uma versão mais ágil e preparada para os desafios das pistas.
O Desafio de Nürburgring
Embora a potência adicional do Xiaomi SU7 Ultra lhe dê uma vantagem teórica sobre o Porsche Taycan Turbo GT, existe uma particularidade: o Xiaomi SU7 Ultra ainda é um protótipo. Dessa forma, ele não concorre diretamente com modelos de produção como o Taycan no ranking de Nürburgring.
A verdadeira disputa do Xiaomi será contra o Volkswagen ID.R., que atualmente detém o recorde de volta mais rápida entre os elétricos, com um tempo de 6:05.336 minutos. Se o SU7 Ultra conseguirá ou não superar essa marca, saberemos em outubro.