A Subaru está ampliando seu portfólio no Japão com o lançamento do Chiffon Try, um minicarro compacto com um toque aventureiro. Enquanto no Brasil a marca está um tanto apagada, no mercado japonês a montadora continua lançando modelos inovadores, e o Chiffon Try é a mais recente aposta no competitivo segmento dos kei cars. Estes pequenos veículos são populares no Japão devido às suas dimensões reduzidas, que se encaixam nas rígidas leis locais de trânsito e impostos.
Apesar do tamanho compacto, o Chiffon Try apresenta uma proposta única: oferecer uma experiência off-road em um modelo extremamente compacto. O motor é um tricilíndrico de 660 cc, que gera 52 cv e 6,1 kgfm de torque, suficiente para garantir uma condução leve e econômica. Além disso, a transmissão CVT permite uma dirigibilidade suave, típica dos veículos urbanos, enquanto a tração nas quatro rodas, disponível como opcional, traz um toque aventureiro ao veículo.
Design pensado para o off-road
Embora o Subaru Chiffon Try tenha nascido da colaboração com a Daihatsu — sendo uma versão modificada do Tanto —, ele se diferencia com um design que carrega a assinatura da Subaru. A grade frontal foi redesenhada, exibindo com destaque o logotipo da Subaru, e a abertura de ar no para-choque é maior, conferindo um visual robusto ao carro. Mesmo com seu apelo off-road, a altura em relação ao solo não é tão elevada, reforçando que o foco principal é no visual aventureiro, mais do que em capacidades reais de trilha.
Esse design segue uma tendência global, onde até mesmo os menores veículos adotam características de SUVs, como elementos visuais robustos e detalhes que sugerem resistência e versatilidade, ainda que o carro seja predominantemente para uso urbano. A tração nas quatro rodas, por exemplo, é um opcional interessante, mas o Chiffon Try não é indicado para trilhas mais desafiadoras, ficando restrito a terrenos leves e eventuais condições mais adversas, como estradas de terra.
Tecnologias e conforto em um carro compacto
Apesar de ser um kei car, o Subaru Chiffon Try traz uma boa oferta de tecnologia e conforto. No interior, há espaço otimizado para até quatro passageiros, com bancos que podem ser configurados de maneira flexível, maximizando o espaço para bagagem quando necessário. O painel conta com uma central multimídia intuitiva, garantindo a conectividade dos motoristas com sistemas como Apple CarPlay e Android Auto, uma tendência cada vez mais presente até em modelos de entrada.
Além disso, o modelo oferece tecnologias de assistência ao motorista, como controle de tração e estabilidade, essenciais para melhorar a segurança, especialmente quando a tração 4×4 está em uso.
Potência e economia alinhadas ao propósito
A motorização do Chiffon Try está em linha com as expectativas para um kei car, garantindo eficiência de combustível e baixo custo de manutenção. O motor de 660 cc, aliado ao câmbio CVT, foi projetado para priorizar o consumo econômico, um dos grandes atrativos desse tipo de veículo no Japão. Embora o número de 52 cv possa parecer modesto, é mais do que suficiente para as demandas urbanas do dia a dia, além de manter o veículo ágil nas ruas movimentadas das grandes cidades.
Para os motoristas que buscam algo mais robusto, a versão com tração nas quatro rodas agrega uma leve sensação de aventura, tornando o Chiffon Try um carro versátil tanto para o uso diário quanto para pequenas escapadas em estradas de chão batido ou terrenos com leves irregularidades.
Foco no mercado japonês
No Japão, os kei cars têm uma presença dominante, e o Subaru Chiffon Try está perfeitamente alinhado com essa demanda. O modelo visa atender motoristas que buscam um veículo compacto, econômico e funcional, mas que desejam também um diferencial no design e na capacidade off-road leve. Com a popularidade dos SUVs em alta, mesmo os carros mais compactos estão sendo adaptados para ter essa “pegada aventureira”, e o Chiffon Try se destaca por combinar essa tendência com a eficiência que o mercado japonês exige.
Além de tudo isso, o Chiffon Try é parte de uma estratégia maior da Subaru de manter sua relevância no segmento de veículos compactos, ao mesmo tempo em que traz um pouco de sua identidade ligada ao universo off-road, mesmo que seja em um pacote pequeno.