A SsangYong, agora rebatizada como KG Mobility, está prestes a lançar sua mais nova aposta no mercado automotivo: a picape elétrica O100. Com um visual mais alinhado às tendências atuais, o modelo traz inovações tecnológicas e promete deixar para trás o passado controverso da exótica Actyon Sports.
A O100 será baseada no SUV Torres EVX, incorporando diversas características de design e performance deste modelo, mas com a versatilidade de uma picape. O lançamento oficial está previsto para acontecer até o primeiro semestre de 2025.
Design Inspirado e Robusto
O design da nova O100 segue uma linha mais sóbria e moderna, abandonando o estilo excêntrico de sua antecessora. A picape contará com elementos que remetem ao Jeep, incluindo uma barra de LED seccionada na dianteira, que simula uma grade frontal robusta. Os faróis principais estarão integrados ao para-choque, garantindo um visual imponente.
As lanternas traseiras, segundo imagens vazadas, serão verticais e equipadas com filetes de LED, reforçando o estilo moderno. Nas laterais, o desenho é limpo, com poucas vinculações, mantendo o visual elegante e funcional. Para completar, o efeito de “teto flutuante” será realçado pelas colunas pintadas em preto e janelas com recortes retos.
Interior Tecnológico e Funcional
Embora não existam imagens oficiais do interior da picape, é esperado que a O100 siga o padrão do Torres EVX, com um painel de linhas horizontais e retas.
Duas grandes telas devem dominar o cockpit: uma para o quadro de instrumentos digital e outra como central multimídia. Esse design interior, minimalista e tecnológico, alinha-se à tendência de veículos elétricos focados em praticidade e inovação.
Motorização e Performance Elétrica de Alto Nível
Sob o capô, a O100 será equipada com tecnologia de ponta da BYD, uma das maiores fabricantes de baterias do mundo. Estão previstas duas versões: uma com motor único e tração dianteira de 207 cv e 34,6 kgfm de torque, e outra com dois motores elétricos, oferecendo tração integral.
Embora ainda não haja números exatos para a versão com dois motores, ambas serão alimentadas por uma bateria de 80,5 kWh, garantindo uma autonomia competitiva no mercado. A configuração de motor único promete alcançar cerca de 400 km de autonomia, enquanto a versão de tração integral deve oferecer 370 km.
Capacidades de Carga e Versatilidade
A nova picape O100 não decepciona em termos de utilidade, trazendo uma capacidade de carga respeitável. A caçamba poderá transportar até 500 kg, o que, combinado com sua motorização elétrica, a torna uma opção interessante para quem busca uma picape robusta, mas eficiente e sustentável.
Esse conjunto de características coloca a O100 como uma alternativa versátil, que atenderá tanto o público que necessita de um veículo para trabalho quanto aqueles que buscam uma picape para lazer e aventuras.
O Futuro da Mobilidade com KG Mobility
A transição da SsangYong para KG Mobility marca uma nova fase da montadora, que busca se firmar no mercado com veículos eletrificados e modernos. A O100 é um exemplo claro dessa nova estratégia, sendo um dos primeiros modelos que refletem a visão da marca para o futuro.
Ao incorporar a tecnologia da BYD e adotar um design menos exótico, a empresa pretende conquistar novos consumidores, especialmente no mercado coreano, onde competirá diretamente com rivais como a Kia Tasman.
Expectativas para o Lançamento
A previsão é que a O100 seja lançada até o primeiro semestre de 2025, ampliando o portfólio de veículos elétricos da KG Mobility. A picape também deve chegar a mercados internacionais, especialmente em países onde a demanda por veículos elétricos está em crescimento.
Com design robusto, alta capacidade de autonomia e a confiabilidade das baterias BYD, a O100 tem potencial para se destacar como uma opção viável e atrativa no segmento de picapes elétricas.