O retorno do Renault R5 Turbo traz uma combinação perfeita entre nostalgia e tecnologia.
Este conceito totalmente elétrico resgata a essência do modelo icônico dos anos 1980, apresentando um desempenho impressionante, design ousado e uma proposta futurista que promete surpreender tanto os fãs do automobilismo quanto os entusiastas da mobilidade elétrica.
Design que combina história e modernidade
Inspirado no protótipo exibido no Salão de Paris de 2022, o R5 Turbo 3E mantém as linhas arrojadas que consagraram seu antecessor. Com entradas de ar agressivas, spoilers dianteiros e traseiros e uma lateral traseira impressionantemente larga de 2 metros, o modelo reforça seu DNA esportivo.
As opções de cores incluem combinações icônicas como vermelho-romã com interior azul e azul com interior vermelho-romã, homenageando as tonalidades do primeiro R5 Turbo de 1980.
Propulsão elétrica: Potência e velocidade
O Renault R5 Turbo 3E é alimentado por dois motores elétricos montados nas rodas traseiras, entregando mais de 500 cv. A aceleração é digna de um superesportivo: de 0 a 100 km/h em menos de 3,5 segundos, com tração traseira garantindo a emoção de dirigir.
A configuração elétrica adota uma arquitetura de 800 volts, permitindo carregamento rápido de até 350 kW em corrente contínua, além de uma opção de 11 kW em corrente alternada para maior conveniência.
Bateria e autonomia equilibradas
Com capacidade estimada entre 80 kWh e 100 kWh, a bateria oferece uma autonomia projetada de aproximadamente 400 km. Apesar da alta densidade de energia, o peso do veículo foi controlado em cerca de 1.500 kg, graças ao uso extensivo de fibra de carbono na estrutura.
Interior minimalista e focado em desempenho
Embora o interior ainda não tenha sido totalmente revelado, sabe-se que o R5 Turbo 3E conta com bancos esportivos inspirados no Alpine A110R, estrutura tubular para proteção e elementos que remetem ao novo Renault 5 elétrico.
Uma alavanca de freio manual opcional promete elevar a experiência de direção com drifting controlado, aproveitando o torque instantâneo dos motores elétricos.
Exclusividade em cada detalhe
A produção será limitada a apenas 980 unidades, uma referência ao lançamento do Renault 5 original em 1980. Com preço estimado acima de 100 mil euros (aproximadamente R$ 627 mil), o modelo se posiciona como uma joia para colecionadores e entusiastas, reforçando seu status de carro-halo na transição para a era elétrica.