O emblemático Porsche 911 está de volta, agora com uma atualização que promete continuar conquistando admiradores pelo mundo. A nova geração não só mantém suas linhas clássicas, como também incorpora uma motorização híbrida.
Confirmado para o mercado brasileiro, o Porsche 911 2025 estará disponível nas versões Carrera e Carrera GTS, ambas oferecendo opções de tração traseira e com carroceria conversível ou cupê. As primeiras unidades chegarão ao país em 2025, embora a marca ainda não tenha especificado as datas de pré-reserva.
Novo Design e Inovador Conjunto Óptico
Manter a elegância clássica do Porsche 911 sempre foi um dos principais objetivos da montadora, e isso se reflete na última atualização. As melhorias no design são principalmente aerodinâmicas. O novo conjunto óptico integra faróis de LED com um formato arredondado e avançada tecnologia matricial, capaz de alcançar até 600 metros de iluminação. As tradicionais setas separadas foram eliminadas, dando lugar a entradas de ar maiores e mais eficazes na dianteira do veículo.
Outros detalhes dignos de nota incluem cinco aletas de ventilação ativa em cada lado da frente do carro. Essas aletas são ajustáveis para otimizar a aerodinâmica ou aumentar o fluxo de ar para os radiadores conforme a necessidade. Na parte traseira, a grade de ventilação com cinco aberturas se esconde discretamente sob o aerofólio retrátil.
Melhorias no Interior: Simplicidade e Sofisticação
Se por fora a atualização surpreende, por dentro, a marca mantém uma abordagem tradicional, mas com toques de modernidade. Uma das mudanças mais evidentes é a substituição do manete que simulava uma chave por um botão de partida, situado à esquerda do motorista, respeitando a tradição.
O painel de instrumentos é uma sofisticada tela digital curva de 12,6 polegadas com múltiplas opções de exibição. A opção “Classic” é especialmente interessante, reproduzindo cinco mostradores redondos com o conta-giros ao centro. Já a central multimídia, posicionada no console central, dispõe de uma tela de 10,9 polegadas com compatibilidade para Apple CarPlay e assistente de voz Siri.
911 Carrera GTS: Uma Verdadeira Revolução Híbrida
A grande novidade está debaixo do capô. A versão GTS do novo Porsche 911 adota um sistema híbrido inovador. Equipado com o motor 3.6 de seis cilindros opostos, o carro incorpora um turbocompressor elétrico e um motor elétrico síncrono de ímã permanente.
O motor elétrico acrescenta até 56 cv e 15,3 kgfm de torque máximo em certas condições, suportado por uma bateria de 1,9 kWh com uma tensão de 400 volts. Isso se soma aos impressionantes 485 cv e 58,1 kgfm entregues pelo motor de combustão, resultando em um total combinado de 541 cv e 62,2 kgfm. Com essa força, o Porsche 911 GTS acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3 segundos e atinge a velocidade máxima de 312 km/h.
Entretanto, o novo modelo pesa 50 kg a mais que seu predecessor. O ganho de peso é justificado pelas tecnologias avançadas como o sistema de controle ativo de chassi PDCC e estabilização ativa de rolagem da carroceria. Além disso, o sistema PASM permite reduzir a altura da suspensão em até 10 milímetros, adaptando-se às preferências do motorista.
Desempenho do 911 Carrera: Potência e Precisão
Enquanto isso, o 911 Carrera segue utilizando o consagrado motor 3.0 boxer turbo, entregando 394 cv e 45,9 kgfm. As acelerações de 0 a 100 km/h ocorrem em 4,1 segundos, tempo que pode ser reduzido para 3,9 segundos com o pacote Sport Chrono. A velocidade máxima desse modelo atinge 294 km/h, mantendo a essência esportiva e ágil que faz parte do DNA do Porsche 911.