O tão aguardado Volkswagen Jetta está confirmado para o mercado brasileiro, e trará uma série de atualizações visuais e tecnológicas. A informação veio do presidente da marca no Brasil, Ciro Possobom, em uma entrevista exclusiva à Autoesporte durante o evento de lançamento da Amarok 2025, em Barretos (SP).
Segundo Possobom, “o [novo] Jetta vem, mas não vou confirmar quando”. Embora a data exata de lançamento ainda não tenha sido divulgada oficialmente, espera-se que o sedã atualizado chegue entre o final deste ano e o começo de 2025. Isso ocorre porque a versão 2024 vendida no Brasil já começou a ser descontinuada no México, de onde o Jetta é importado.
Desempenho e Concorrência
Atualmente, apenas a versão GLI, custando R$ 245.390, está disponível no Brasil. De janeiro a julho deste ano, o modelo registrou 1.795 unidades vendidas, o que corresponde a uma média de quase 300 unidades mensais. Essa performance posiciona o Jetta atrás dos competidores como Toyota Corolla, Nissan Sentra e BYD Seal no segmento de sedãs médios.
Novo Visual do Volkswagen Jetta 2025
No aspecto visual, o novo Volkswagen Jetta promete chamar atenção. A dianteira passou por uma transformação significativa com a adoção de faróis de LED interligados por uma barra luminosa que atravessa a grade, agora mais fina. Especificamente na versão GLI, o para-choque recebeu detalhes em vermelho e uma barra em “U” que contorna a nova grade em colmeia, dando uma aparência ainda mais agressiva e esportiva ao sedã.
A traseira não ficou de fora das mudanças. As lanternas também são unidas por uma barra de LED acima da placa, e o para-choque foi redesenhado com novos difusores e duas saídas de escape, proporcionando um toque moderno e tecnológico. As novas rodas de 18 polegadas complementam o design refinado do modelo 2025.
Interior Reformulado
Internamente, o Jetta passou por uma atualização considerável. O painel foi redesenhado para incorporar uma nova central multimídia flutuante com tela de 8 polegadas.
Além disso, a saída de ar-condicionado do lado do passageiro é discretamente escondida sob um acabamento que segue o mesmo padrão do difusor, prolongando-se até o centro do painel, conferindo uma sensação de maior continuidade e elegância ao interior do veículo.
Motorização do Novo Jetta GLI
Sob o capô, o novo Jetta GLI deve manter o já consagrado motor 2.0 TSI turbo a gasolina, com 231 cv de potência e 35,7 kgfm de torque. Essa motorização será acoplada a um câmbio DSG automatizado de dupla embreagem com sete marchas e caixa banhada a óleo, oferecendo uma condução suave e ágil. Para os entusiastas da marca nos Estados Unidos, a versão com transmissão manual de seis marchas ainda estará disponível.