Desde seu anúncio, o Dodge Charger elétrico vem gerando expectativas entre fãs e entusiastas. Este modelo emblemático, que une tradição e inovação, promete ser o primeiro muscle car elétrico da Dodge a utilizar uma avançada bateria de estado sólido, tecnologia que busca revolucionar o desempenho, segurança e autonomia dos carros elétricos.
Marcado para 2027, o lançamento deste Charger simboliza um salto para a era da eletrificação sem abrir mão do DNA esportivo da marca.
Tecnologia de Bateria: Mais que Simplesmente Elétrica
As baterias de estado sólido surgem como a próxima fronteira na eletrificação automotiva, e a Dodge pretende aplicá-las no Charger elétrico para redefinir sua performance. Ao contrário das baterias de lítio convencionais, que utilizam eletrólitos líquidos, o estado sólido elimina muitos dos desafios atuais, como o risco de vazamento e incêndio.
Essa bateria “quase sólida”, desenvolvida em parceria com a Factorial Inc., reduz o peso e amplia a densidade energética, permitindo um aumento significativo na autonomia e na potência.
Segurança e Desempenho
Além de aumentar a capacidade de recarga e suportar temperaturas extremas com maior resiliência, a bateria de estado sólido do Charger Daytona também promete um nível de segurança superior. As baterias líquidas estão sujeitas a flutuações térmicas, enquanto o design quase sólido das FEST (Factorial Electrolyte System Technology) oferece mais estabilidade e eficiência.
Esse recurso é essencial em um muscle car, onde a aceleração e o torque representam o coração da experiência de condução. Com essa inovação, o Charger elétrico pode entregar uma resposta instantânea ao acelerador, característica que sempre marcou o modelo.
Densidade Energética Superior
As baterias FEST apresentam uma densidade energética de aproximadamente 374 Wh/kg, o que representa quase o dobro da média das baterias convencionais. Para efeito de comparação, uma bateria de estado sólido com essa densidade oferece quase 7 kWh de capacidade em um pacote que pesa cerca de 256 kg – metade do peso de uma bateria de 100 kWh em modelos atuais como o Tesla Model S.
Essa leveza traz uma vantagem crucial ao Charger Daytona, permitindo que o veículo atinja uma performance elevada e mantenha um centro de gravidade mais baixo, melhorando o comportamento dinâmico e o consumo energético.
Factorial Inc.: Parceria de Ponta para a Eletrificação da Dodge
A Factorial Inc., desenvolvedora das baterias FEST, conta com a Stellantis e outras grandes montadoras como parceiras em seu projeto de baterias de estado sólido. Esse desenvolvimento tecnológico ganhou atenção global, especialmente pelas vantagens da densidade energética e pela segurança aprimorada.
Para a Stellantis, a aplicação dessa tecnologia no Charger não só representa uma evolução na eletrificação, mas também reafirma seu compromisso com soluções sustentáveis e de alta performance.