A Renault Scenic, que começou sua jornada como uma minivan em 1998, se reinventou completamente. A nova versão do Scenic é um SUV elétrico, representando uma mudança significativa da sua versão original.
Neste artigo, conheça transformação que destaca a evolução do design automotivo e a adaptação às novas demandas do mercado.
Design e Dimensões
O novo Scenic é substancialmente maior e mais robusto em comparação com seu predecessor. Com 4,45 metros de comprimento, 1,86 metros de largura e 1,57 metros de altura, o Scenic se posiciona como um competidor direto para SUVs de médio porte.
Seu design atualizado, influenciado por Gilles Vidal, ex-designer da Peugeot, apresenta linhas modernas e agressivas, fazendo com que o Scenic se destaque na estrada.
Versões e Motorização
O Scenic chega ao mercado em duas versões distintas. A primeira versão vem equipada com uma bateria de 60 kWh, oferecendo 170 cv de potência. A segunda versão, mais potente, possui uma bateria de 87 kWh e entrega 218 cv. Ambas as versões utilizam baterias com química de níquel/manganês/cobalto, fabricadas pela LG Chem, garantindo uma densidade energética superior em relação ao Megane elétrico.
A autonomia das baterias é outro ponto forte do Scenic. A versão de 60 kWh promete uma autonomia de 425 km, enquanto a versão de 87 kWh pode percorrer até 625 km com uma única carga. Essas baterias estão estrategicamente posicionadas sob o piso do veículo, proporcionando um centro de gravidade mais baixo e melhorando a estabilidade.
Interior e Conforto
O interior do Scenic é espaçoso e bem equipado, lembrando o layout do Megane e da minivan Espace. Os bancos são confortáveis e oferecem bom apoio lateral.
A tecnologia é um destaque, com uma tela digital de 12,3 polegadas para instrumentação e uma central multimídia de 12 polegadas em orientação vertical. O sistema operacional Android, com funções da Google, garante uma experiência de usuário intuitiva e moderna.
Condução e Desempenho
Dirigir o novo Scenic é uma experiência agradável, com acelerações instantâneas típicas de veículos elétricos. A direção é ágil, embora um pouco leve e imprecisa. A suspensão, embora seca, oferece uma estabilidade excelente em altas velocidades e em curvas. No entanto, a resposta dos freios pode ser um pouco tardia, o que pode gerar uma sensação de insegurança em alguns momentos.
Os modos de condução, ajustáveis pelo botão Multisense, permitem personalizar a experiência de direção. A diferença entre os modos Eco e Comfort é notável, proporcionando uma condução adaptada às preferências do motorista.
Consumo e Autonomia
Durante os testes, o consumo de energia do Scenic foi de 22 kWh/100 km, um pouco acima dos 16,8 kWh/100 km declarados pela Renault. Essa disparidade pode ser atribuída ao fato de o carro de testes ser uma unidade pré-série. Ainda assim, a promessa de autonomia de até 625 km torna o Scenic uma opção atraente para quem busca um SUV elétrico eficiente.
Opinião Blogmotor
O Renault Scenic 2025 representa uma evolução significativa, transformando-se de uma minivan icônica em um SUV elétrico moderno e eficiente. Com design atraente, interior espaçoso e tecnologia avançada, o novo Scenic está pronto para competir no mercado de SUVs elétricos.
Aliás, embora os preços na Europa ainda não tenham sido divulgados, a expectativa é alta para ver como este modelo se posicionará frente aos concorrentes.