A BMW acaba de lançar no Brasil a nova geração do BMW X2, trazendo inovações significativas tanto no design quanto na motorização. O SUV cupê está disponível em duas versões principais: a xDrive20i M Sport com motor 2.0 turbo a gasolina e a iX2 xDrive30 M Sport elétrica.
Os preços começam em R$ 388.950 para a versão a combustão e R$ 443.950 para a versão elétrica, refletindo a sofisticação e tecnologia de ponta do modelo.
Design e Inovação
O novo BMW X2 adota definitivamente a silhueta de um SUV cupê, afastando-se das características de um hatch aventureiro. A grade frontal dupla, agora contornada por LEDs, ganha um novo desenho, enquanto o para-choque exibe linhas mais robustas e marcantes.
Na lateral, a semelhança com o X1 é evidente, compartilhando a plataforma UKL2, mas com uma coluna C mais inclinada que acentua o perfil cupê. Na traseira, recortes pronunciados e lanternas afiladas complementam o visual dinâmico. As rodas, de até 20 polegadas, reforçam o caráter esportivo do modelo.
Dimensões e Espaço Interno
Em termos de dimensões, o BMW X2 cresceu em relação à geração anterior. O comprimento agora é de 4,55 metros, a altura de 1,59 metros, a largura de 1,84 metros e o entre-eixos de 2,69 metros. Esse aumento de tamanho resulta em um interior mais espaçoso e um porta-malas com capacidade de 560 litros, adequado para viagens e uso diário.
O interior do X2 é um espetáculo à parte, com duas telas curvas dominando o painel. A central multimídia de 10,7 polegadas e o painel de instrumentos de 10,4 polegadas oferecem uma experiência de usuário intuitiva e moderna. O console central, compartilhado com o X1, inclui um carregador sem fio para celulares e um teto solar panorâmico que amplia a sensação de espaço. O pacote ADAS de assistência ao motorista proporciona uma condução mais segura e confortável.
Motorização a Combustão
A versão a combustão do BMW X2, xDrive20i M Sport, é equipada com um motor 2.0 turbo de quatro cilindros, capaz de gerar 204 cv de potência e 30,5 kgfm de torque.
A transmissão automatizada de sete marchas e a tração integral permitem uma velocidade máxima de 231 km/h, com aceleração de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos. Em termos de eficiência, o consumo é de 9,9 km/l na cidade e 12,6 km/l na estrada, segundo dados do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBEV) do Inmetro.
Versão Elétrica Inédita
A grande novidade é a versão elétrica iX2 xDrive30 M Sport, que entrega 230 cv de potência e impressionantes 50,3 kgfm de torque. Com uma autonomia de 337 km, proporcionada pelas baterias de 64,8 kWh de quinta geração, o X2 elétrico acelera de 0 a 100 km/h em apenas 5,6 segundos, com uma velocidade máxima limitada a 180 km/h.
Carregamento e Autonomia
O BMW X2 elétrico se destaca também pelo sistema de carregamento eficiente. Em estações de carregamento AC de 7,4 kWh, a recarga completa da bateria ocorre em cerca de 10 horas.
Para cargas maiores de 22 kWh, o tempo de recarga é reduzido para 3h45. No modo de carregamento rápido DC, com voltagens de até 130 kWh, o SUV recupera de 10% a 80% da bateria em aproximadamente 29 minutos, oferecendo praticidade para o dia a dia.
Considerações finais
O novo BMW X2 chega ao Brasil com a missão de redefinir o segmento de SUVs cupê. Com um design atualizado, opções de motorização a combustão e elétrica, e uma série de inovações tecnológicas, o modelo promete atrair uma ampla gama de consumidores, desde famílias até entusiastas de veículos elétricos.
A expectativa é que o X2 mantenha a tradição da BMW de oferecer veículos de alta performance e estilo, consolidando-se como uma das principais opções no mercado automotivo brasileiro.