A Ford abalou o mundo automotivo ao revelar o Mustang GTD 2025, um supercarro legalizado para as ruas que leva o lendário pony car a um novo patamar. Com impressionantes 815 cv de potência e velocidade máxima de 325 km/h, este é o Mustang mais potente e avançado já produzido, prometendo redefinir os limites de desempenho da marca.
Coração de Titã: O Motor V8 de 5,2 Litros
No centro desta máquina está um motor V8 de 5,2 litros superalimentado, o primeiro Mustang a incorporar um sistema de cárter seco. Essa tecnologia permite melhor lubrificação em curvas acentuadas e prolongadas, além de elevar o limite de rotações para 7.650 rpm. O resultado é um torque robusto de 91,8 kgfm, garantindo acelerações fulminantes e desempenho consistente em altas velocidades.
Como destaca Greg Goodall, engenheiro-chefe do programa Mustang GTD: “Estamos focados desde o primeiro dia em fazer do Mustang GTD o primeiro supercarro com desempenho de classe mundial e a alma de um Mustang. O coração do GTD é o seu V8 de 5,2 litros superalimentado, com mais potência por litro do que o Porsche 911 GT3 RS.”
Tecnologia de Corrida Aplicada nas Ruas
Inspirado no GT3 Race Car que brilhou em Le Mans, o Mustang GTD 2025 traz para as ruas tecnologias geralmente restritas às pistas. A aerodinâmica ativa é um destaque, com um sistema que ajusta o ângulo da asa traseira e ativa flaps dianteiros para otimizar o equilíbrio entre velocidade e aderência, adaptando-se às condições de condução.
A suspensão traseira foi equipada com amortecedores semiativos, permitindo ajustes na taxa de mola e na altura do veículo. No modo Track, o carro é rebaixado em 40 milímetros, aprimorando a estabilidade e o desempenho em circuitos.
Construção Leve e Materiais Avançados
Para alcançar uma performance excepcional, a Ford investiu em materiais leves como a fibra de carbono, presente no divisor dianteiro, capô, asas, soleiras das portas, teto, tampa do porta-malas e difusor traseiro. Isso reduz significativamente o peso total, mantendo o carro ágil e responsivo. Com opções adicionais de peças em fibra de carbono para as carenagens, o Mustang GTD 2025 atinge um peso aproximado de 1.482 kg.
Transmissão Inovadora e Desempenho Máximo
Uma inovação chave é a adoção de uma caixa de câmbio transeixo de dupla embreagem com oito velocidades, posicionada próxima ao eixo traseiro. Essa configuração contribui para uma distribuição de peso quase perfeita de 50-50. Um eixo de transmissão de fibra de carbono conecta o motor à transmissão, garantindo eficiência na entrega de potência.
O sistema de controle de tração variável no modo de pista permite que o motorista ajuste a potência e a intervenção do controle de tração, adaptando o carro ao seu estilo de condução e às demandas do circuito.
Interior Focado no Desempenho e Exclusividade
A cabine combina camurça Miko, couro premium e detalhes em fibra de carbono, criando um ambiente esportivo e sofisticado. Os assentos Recaro oferecem suporte ideal para condução em alta performance, e o banco traseiro foi removido para reduzir peso e aumentar a rigidez estrutural.
Como opcional, elementos em titânio impressos em 3D podem ser adicionados, incluindo manoplas de câmbio e detalhes no painel. Este titânio é proveniente de peças do Lockheed Martin F-22, um jato de combate, adicionando um toque exclusivo e tecnológico ao interior.
Meta Ambiciosa: Dominar Nürburgring
A Ford estabeleceu um objetivo audacioso para o Mustang GTD 2025: completar uma volta no circuito de Nürburgring em menos de sete minutos. “O objetivo desse projeto era claro: ser muito, muito mais rápido do que nunca, com uma meta de tempo em Nürburgring abaixo de 7 minutos”, afirma Greg Goodall. Se alcançada, essa marca colocará o GTD entre os carros de produção mais rápidos do mundo.
Disponibilidade e Processo de Aquisição
Previsto para chegar ao mercado norte-americano no final de 2024 ou início de 2025, o Mustang GTD 2025 terá preço inicial em torno de US$ 300.000 (aproximadamente R$ 1.651.140). Devido à sua exclusividade, a Ford adotará um processo de seleção para os compradores, semelhante ao utilizado com o Ford GT, garantindo que o modelo chegue às mãos de verdadeiros entusiastas.
Produção Especializada e Parcerias
A montagem final ficará a cargo da Multimatic, empresa renomada em engenharia automotiva. As carrocerias serão produzidas na fábrica da Ford em Flat Rock, enquanto o poderoso motor V8 será montado na unidade de Dearborn, ambas nos Estados Unidos. Essa colaboração assegura que cada Mustang GTD 2025 seja construído com o mais alto padrão de qualidade e performance.