A Suzuki está prestes a transformar o cenário dos SUVs elétricos com seu lançamento mais aguardado: o eVitara. Este modelo marca a entrada da montadora japonesa no universo dos veículos totalmente elétricos, trazendo uma proposta robusta e alinhada com as demandas de sustentabilidade e eficiência.
Produzido na unidade de Gujarat, Índia, o eVitara será distribuído globalmente, com estreia prevista para 2025 na Europa, Japão e Índia. Competindo com rivais de peso como Kia EV3 e Peugeot e-2008, o novo SUV elétrico da Suzuki promete impressionar pelo desempenho e design moderno.
Design e Dimensões que Refletem Modernidade
Inspirado no conceito eVX apresentado em 2023, o Suzuki eVitara exibe um design angular e robusto, característico dos SUVs urbanos. Com 4,28 metros de comprimento, o modelo se posiciona no segmento de SUVs compactos, ideal para trajetos urbanos e viagens de média distância.
As caixas de roda quadradas e os protetores em preto reforçam a sensação de robustez e versatilidade, enquanto a altura de 1,63 metros e largura de 1,80 metros garantem uma presença marcante na estrada.
Interior Tecnológico e Funcional
Por dentro, o eVitara equilibra tecnologia e praticidade. Com dois displays horizontais e comandos físicos distribuídos na console central, o interior mantém um estilo funcional sem abrir mão do conforto.
O seletor de marchas por controle rotativo e os diferentes modos de condução facilmente acessíveis atendem à proposta prática do SUV, enquanto o acabamento em duas cores adiciona sofisticação às versões superiores.
Três Opções de Motorização Elétrica
O eVitara utiliza a plataforma Heartect-e, oferecendo três variantes de motorização elétrica para atender diferentes perfis de condutores. A versão de entrada traz um motor com tração dianteira (FWD) de 106 kW (cerca de 144 cv), enquanto a intermediária oferece 128 kW (174 cv) com a mesma configuração FWD.
Para quem busca desempenho superior, a versão topo de linha conta com tração integral (AWD), combinando um motor frontal de 128 kW com um motor traseiro de 48 kW, somando 135 kW (184 cv) no total. Essa configuração AWD ainda inclui o modo “Trail”, destinado a melhorar a tração em terrenos irregulares, um diferencial para quem deseja explorar trajetos off-road com segurança.
Autonomia e Baterias de Lítio-Fosfato
A autonomia do eVitara é um dos pontos altos do modelo. Com opções de baterias de íons de lítio-fosfato (LFP) de 49 kWh e 61 kWh, o SUV promete uma autonomia entre 310 e 450 km, dependendo da configuração escolhida. E
sse desempenho coloca o eVitara em posição competitiva frente aos rivais: o Kia EV3, por exemplo, com bateria de 58 kWh, alcança até 438 km de autonomia, enquanto o Peugeot e-2008, com 54 kWh, oferece cerca de 408 km. Essa variedade de opções torna o modelo da Suzuki uma escolha flexível para usuários que priorizam maior alcance e eficiência energética.
Tecnologias de Carregamento e Custos Estimados
Embora detalhes sobre o tempo de carregamento ainda não tenham sido divulgados, espera-se que o eVitara ofereça tecnologias avançadas para facilitar o carregamento, algo cada vez mais relevante para o segmento de veículos elétricos.
Estima-se que o modelo tenha um preço inicial competitivo, com valores projetados a partir de R$ 180.000 nas versões mais simples, podendo alcançar até R$ 250.000 nas configurações mais completas. Essa precificação coloca o eVitara em uma posição atraente, considerando a combinação de tecnologia e design que o modelo entrega.