A Citroën está prestes a lançar o novo SUV-cupê Basalt, um modelo que tem gerado grande expectativa entre os entusiastas automotivos.
Recentemente flagrado com disfarces mínimos, o Basalt mostra que a montadora francesa está nos ajustes finais antes de sua chegada às concessionárias, prevista ainda para este semestre.
Design Moderno e Cores Variadas
O Citroën Basalt foi avistado com uma elegante carroceria em tom avermelhado, indicando que, além das tradicionais cores preta, prata e branca, haverá opções mais ousadas para os consumidores.
Diferente do conceito Basalt Vision, o modelo de produção não conta com antena do tipo tubarão, optando por uma antena convencional acima do para-brisa. Outro destaque são as rodas de liga-leve e os retrovisores com repetidores de setas, que conferem um visual sofisticado ao veículo.
Faróis e Interior Atualizados
Seguindo o exemplo dos modelos C3 e C3 Aircross, o Basalt apresenta faróis com luzes diurnas de LEDs e principais halógenas, um conjunto que combina funcionalidade e estilo. No interior, a Citroën não poupou esforços para garantir conforto e segurança.
Espera-se que o Basalt venha equipado com controle de temperatura automático, limpadores com sensor de chuva, chave presencial e assentos ventilados. Em termos de segurança, o veículo contará com seis airbags, Isofix para cadeirinhas infantis, controlador de velocidade e lembretes de uso do cinto de segurança.
Motorização Diversificada
A motorização do Citroën Basalt oferece opções para diferentes perfis de motoristas. As versões de entrada serão equipadas com motor 1.0 Firefly de 75 cv, acoplado a um câmbio manual de cinco marchas.
Já as versões topo de linha terão o motor 1.0 T200 turbo, que entrega 130 cv e 20,4 mkgf de torque, combinado com um câmbio automático CVT de sete marchas simuladas. Essa variedade de motorização visa atender tanto quem busca economia quanto aqueles que desejam maior desempenho.
Dimensões e Capacidade
Construído sobre a plataforma CMP, o Citroën Basalt terá aproximadamente 4,26 metros de comprimento e um entre-eixos de 2,67 metros, similar ao C3 Aircross. Com um porta-malas espaçoso, estimado em 500 litros, o Basalt promete ser uma opção prática e versátil para famílias e aventureiros.
No mercado brasileiro, o modelo competirá com outros SUVs populares, como o Volkswagen Nivus, Renault Kardian, Nissan Kicks e Fiat Pulse, além de ser uma alternativa ao Fiat Fastback.
Expectativas para o Mercado
A Citroën espera que o Basalt mantenha um volume de vendas consistente, assim como seus modelos irmãos. A combinação de design moderno, recursos avançados e diversas opções de motorização coloca o Basalt como uma forte concorrência no segmento de SUV-cupês. O público pode esperar um veículo que não apenas atende às necessidades práticas, mas também oferece um toque de inovação e estilo.