Mercedes-Benz W 196 R: O Raro Ícone da F1 que Quebrou Recordes em Leilão

Modelo lendário, com vitórias históricas e engenharia revolucionária, torna-se um dos carros mais caros já vendidos

RM Sotheby's

O universo dos carros clássicos acaba de presenciar mais um marco: o Mercedes-Benz W 196 R, um dos modelos mais icônicos da Fórmula 1 dos anos 1950, foi leiloado por 51,1 milhões de euros (aproximadamente R$ 310 milhões).

O valor coloca o carro entre os mais valiosos da história e reforça o prestígio do modelo, que brilhou nas pistas e se tornou um símbolo da engenharia automotiva alemã.

Uma obra-prima da engenharia automobilística

Produzido para competir nas temporadas de 1954 e 1955 da Fórmula 1, o Mercedes-Benz W 196 R representou um salto tecnológico para a categoria. Desenvolvido para atender às novas regras da época, o modelo trouxe uma abordagem inovadora, incluindo um motor de oito cilindros em linha de 2,5 litros com injeção direta de combustível, tecnologia originalmente desenvolvida para aeronaves.

RM Sotheby’s

Inicialmente com 256 cv de potência, o motor foi aprimorado ao longo das corridas, chegando a 290 cv, permitindo que o monoposto atingisse velocidades próximas a 300 km/h. A transmissão manual de cinco marchas, montada no eixo traseiro, proporcionava um melhor equilíbrio dinâmico e uma dirigibilidade mais precisa.

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Um dos destaques do W 196 R foi a sua aerodinâmica avançada, com uma carroceria moldada para reduzir o arrasto e melhorar a estabilidade em altas velocidades. O modelo ficou conhecido por sua versão “Streamliner”, projetada especialmente para circuitos rápidos, onde sua carroceria fechada e de linhas fluidas otimizava o desempenho nas retas.

Vitórias e domínio nas pistas

O Mercedes-Benz W 196 R não foi apenas um feito de engenharia, mas também um carro vitorioso. Sob o comando de Juan Manuel Fangio, um dos maiores pilotos de todos os tempos, o modelo foi peça-chave na conquista dos campeonatos mundiais de 1954 e 1955.

Entre suas vitórias mais memoráveis está o Grande Prêmio de Buenos Aires de 1955, onde Fangio mostrou sua maestria ao levar o carro à vitória diante de uma multidão apaixonada por automobilismo. O W 196 R também brilhou no circuito de Monza, na Itália, onde o lendário Stirling Moss registrou tempos impressionantes com o modelo.

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Raridade e status colecionável

A raridade do Mercedes-Benz W 196 R é um dos fatores que impulsionaram seu preço astronômico no leilão. Apenas 14 unidades foram produzidas, e dessas, quatro tinham a configuração “Streamliner”, com rodas cobertas e carroceria feita de uma liga especial de magnésio para reduzir peso.

O carro leiloado recentemente fazia parte do acervo de um dos museus mais tradicionais dos Estados Unidos, onde ficou exposto por quase seis décadas. Agora, torna-se parte de uma coleção privada, reafirmando o fascínio dos colecionadores por modelos históricos que marcaram época.

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Um dos carros mais caros da história

O valor de R$ 310 milhões pago pelo Mercedes-Benz W 196 R o coloca entre os carros mais valiosos já vendidos em leilão, superando modelos icônicos como a Ferrari 250 GTO, que havia sido arrematada por um valor ligeiramente inferior.

Entretanto, o recorde absoluto ainda pertence ao Mercedes-Benz 300 SLR Uhlenhaut Coupé de 1955, que foi vendido em 2022 por incríveis 135 milhões de euros (aproximadamente R$ 862 milhões).

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