km/l e’ na Medição de Consumo de Híbridos: É correto usar?

A unidade 'km/l e' do Inmetro gera discussões sobre a eficácia e justiça ao medir o consumo de híbridos plug-in e elétricos. Entenda!

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A crescente eletrificação de veículos vem desafiando as tradicionais formas de medir o consumo de combustível, introduzindo uma necessidade urgente de comparar eficientemente modelos elétricos, híbridos e de combustão interna.

No Brasil, o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do Inmetro proporciona uma plataforma para identificar a eficiência dos veículos, mas a interpretação das tabelas exige atenção. Uma controvérsia recente envolve a utilização da unidade ‘km/l e’, uma medida que promete muita eficiência, mas também pode confundir.

Uma Perspectiva sobre o ‘km/l e’ 

Recentemente, a importadora de carros chineses BYD atraiu olhares com o lançamento do sedã BYD King, anunciado como capaz de atingir um consumo de 44,2 km/l. Este número impressionante surgiu numa unidade menos conhecida: ‘km/l e’, utilizada para medir o desempenho de veículos elétricos e híbridos plug-in.

Divulgação/BYD

Neste contexto, a “eficiência energética” é calculada com 1 kWh de consumo elétrico equiparando-se a 120ml de gasolina, destacando a eficiência em uso energético, mas não diretamente no consumo de combustível tradicional.

Desafio nas Comparações com Híbridos 

No caso de modelos PHEVs (híbridos plug-in), é crucial ressaltar que o dado ‘km/l e’ reflete o consumo exclusivamente no modo elétrico, dificultando comparações diretas com híbridos plenos.

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Tomemos, por exemplo, o Toyota Corolla híbrido, cujo consumo não é aferido em ‘km/l e’, mas sim nas unidades padrão: 18,5 km/l na cidade e 15,7 km/l na estrada, utilizando gasolina. Por outro lado, quando avaliado com gasolina, o consumo do BYD King seria de 16,8 km/l na cidade e 14,7 km/l na estrada.

Implicações na Escolha dos Consumidores 

Este detalhe sobre a unidade de medida não deve ser ignorado por quem considera adquirir um veículo PHEV. Afinal, se um motorista ultrapassar a autonomia do modo puramente elétrico do híbrido plug-in, sua experiência de consumo irá divergir dos valores apresentando no ‘km/l e’. Nesses cenários, avaliar o consumo pela unidade convencional ‘km/l’ é a abordagem mais prática e direta.

De Olho no Consumo Real 

Ainda assim, quando tratando de veículos para trajetos predominantemente urbanos, onde a maioria dos percursos é curta e acessível para rodagem 100% elétrica, a unidade ‘km/l e’ pode oferecer um parâmetro interessante.

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Todavia, a importância de uma análise completa e não parcial deve ser considerada. Tanto para rotas urbanas quanto para trajetos mais longos, compreender os limites e vantagens de cada tipo de combustível é essencial.

Considerações Finais 

Dessa forma, ao considerar as nuances e especificidades que envolvem as medições e apresentações de consumo, pode-se discernir uma imagem mais clara e realista sobre a eficiência energética dos veículos híbridos plug-in.

Sendo fundamental, também, entender que essa unidade foi desenvolvida como uma ferramenta para análise, não uma “medida final” ou definitiva de eficiência do veículo. O essencial é analisar cada cenário e necessidade pessoal para fazer uma escolha bem-informada.

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