Afinal, qual o significado das siglas EV, PHEV, HEV, presentes nos carros elétricos.

Entenda as siglas que definem os diferentes tipos de veículos eletrificados e o que diferencia um modelo do outro

carro eletrico

Os carros elétricos não são mais uma novidade restrita a mercados de nicho. Hoje, esses veículos já fazem parte do cotidiano em grandes cidades ao redor do mundo, mostrando que o futuro da mobilidade está cada vez mais presente. No entanto, com a popularidade crescente, surgem também diversas siglas que podem confundir até os entusiastas mais ávidos.

Termos como EV, PHEV, HEV e BEV são apenas alguns exemplos de categorias que distinguem diferentes tipos de veículos eletrificados. Neste artigo, vamos desmistificar essas siglas, explicando suas particularidades e como cada uma delas se encaixa na realidade dos automóveis modernos.

Entendendo as Siglas dos Veículos Elétricos

EV (Electric Vehicle)

O termo EV é a classificação mais ampla dentro do universo dos carros elétricos. Ele se refere a qualquer veículo que utiliza a eletricidade como fonte primária de energia, sem recorrer a motores de combustão interna.

Os EVs são propulsionados exclusivamente por um ou mais motores elétricos, que obtêm energia de baterias ou de células de combustível. Isso significa que um EV pode incluir tanto veículos totalmente movidos a bateria quanto aqueles que utilizam hidrogênio como fonte de energia.

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BEV (Battery Electric Vehicle)

Um BEV é um tipo específico de EV que opera exclusivamente com energia armazenada em baterias. Esses veículos são projetados para serem completamente independentes de qualquer combustível fóssil, utilizando grandes conjuntos de baterias para alimentar seus motores.

Como consequência, necessitam de recargas regulares, que podem ser realizadas em tomadas convencionais, estações de carregamento rápido ou através de wallboxes instalados em residências ou empresas.

FCEV (Fuel Cell Electric Vehicle)

Os FCEVs representam uma abordagem inovadora dentro da categoria dos veículos elétricos. Em vez de depender de baterias, esses carros utilizam hidrogênio pressurizado que, ao ser combinado com oxigênio, gera eletricidade por meio de uma reação química.

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O grande diferencial é que esses veículos não necessitam de grandes baterias e contam com tanques que podem ser reabastecidos em postos específicos, proporcionando uma experiência de condução limpa e eficiente.

HEV (Hybrid Electric Vehicle)

HEVs são veículos híbridos convencionais que combinam motores a combustão com um ou mais motores elétricos. Essa combinação permite que os HEVs ofereçam melhor eficiência de combustível, utilizando a energia elétrica para suportar o motor a combustão em situações de baixa demanda. Esse tipo de veículo não requer recarga externa, pois o sistema é autossuficiente na regeneração da energia utilizada.

PHEV (Plug-in Hybrid Electric Vehicle)

PHEVs são híbridos que levam a eficiência um passo adiante, permitindo a recarga externa de suas baterias, como se fossem veículos elétricos puros. Com um banco de baterias maior que os HEVs tradicionais, esses carros podem rodar distâncias consideráveis apenas com energia elétrica antes que o motor a combustão precise entrar em ação.

Essa flexibilidade os torna uma escolha popular para quem deseja experimentar a mobilidade elétrica sem abrir mão da familiaridade dos motores a combustão.

MHEV (Mild Hybrid Electric Vehicle)

Os MHEVs utilizam um motor elétrico auxiliar de pequena capacidade para complementar o motor a combustão principal. Este sistema é projetado para melhorar a eficiência de combustível, especialmente em situações de trânsito urbano, onde o motor elétrico pode assumir tarefas menores e reduzir o consumo de combustível.

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Além disso, o alternador de maior capacidade nesses veículos permite alimentar equipamentos auxiliares, garantindo que a experiência de condução seja confortável e eficiente.

REEV (Range-Extended Electric Vehicle)

Por fim, os REEVs são veículos elétricos que incluem um motor a combustão dedicado a funcionar como um gerador de eletricidade. Esse motor não é utilizado para propulsionar o veículo diretamente, mas sim para recarregar a bateria em situações de emergência, garantindo que o motorista não fique na mão mesmo quando a carga da bateria está baixa.

Essa característica proporciona uma camada extra de segurança para aqueles que ainda não confiam completamente na autonomia dos veículos elétricos tradicionais.

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