Quem nunca passou por um carro na rua e pensou: “Por que esse modelo saiu de linha?” Para os apaixonados por automóveis, essa é uma pergunta recorrente, especialmente quando se trata de modelos que marcaram época e conquistaram o coração dos motoristas.
Infelizmente, o mercado automotivo é movido por tendências e decisões estratégicas que nem sempre agradam a todos. Nesta jornada nostálgica, exploraremos cinco carros que deixaram saudades e que, para muitos, não mereciam ter saído de linha.
Honda Fit
O Honda Fit sempre foi um carro admirado por sua versatilidade e praticidade. Lançado no Brasil em 2003, rapidamente conquistou uma legião de fãs. Mesmo após sua descontinuação em 2021, o modelo continua sendo lembrado com carinho. Seu design compacto, aliado a um interior surpreendentemente espaçoso, fazia do Fit uma escolha ideal para quem buscava um carro urbano sem abrir mão do conforto.
No entanto, a chegada de uma nova geração com tecnologias mais avançadas e um preço elevado no Japão tornou inviável sua permanência no mercado brasileiro. A decisão da Honda de apostar no City hatchback, que não trazia as mesmas características práticas do Fit, selou o destino do modelo em terras brasileiras. Hoje, os saudosos proprietários do Fit lamentam a ausência de um carro que, para muitos, era insubstituível.
Toyota Etios
O Toyota Etios foi um carro que, desde seu lançamento, dividiu opiniões. Seu design, inspirado no mercado indiano, não agradou a todos, e a versão aventureira “Cross” foi duramente criticada. Contudo, o Etios tinha suas qualidades. Seu conjunto mecânico era um dos pontos fortes, oferecendo uma condução confortável e segura, características que se mantiveram até o fim de sua produção em 2021.
Mesmo com atualizações no pacote de equipamentos, o Etios nunca conseguiu superar a barreira estética para conquistar um público mais amplo no Brasil. Apesar de sua descontinuação, o modelo seguiu em produção para outros mercados da América Latina até 2023, quando foi oficialmente encerrada sua montagem.
Ford EcoSport
O Ford EcoSport tem um lugar especial na história automotiva brasileira como o pioneiro dos SUVs compactos. Lançado em 2003, o modelo logo se tornou um sucesso, abrindo caminho para uma categoria que hoje domina o mercado. Mesmo com uma trajetória de sucesso, o EcoSport encontrou seu fim em 2021, quando a Ford decidiu encerrar suas operações no Brasil.
Nos últimos anos de produção, o modelo ainda oferecia um motor eficiente de 1.5 litros e um bom pacote de equipamentos, corrigindo falhas do passado, como a problemática transmissão PowerShift. Contudo, com o fechamento das fábricas, o EcoSport deixou uma lacuna que ainda não foi preenchida por outro modelo.
Renault Sandero RS
O Renault Sandero RS foi um marco na história da montadora, sendo o primeiro carro da Renault Sport desenvolvido fora da França. Lançado em 2015, o Sandero RS oferecia uma combinação de suspensão rígida, motor potente e visual esportivo, características que encantaram os entusiastas de carros compactos com alma de esportivo.
No entanto, a partir de 2019, com a reestilização das versões do Sandero, o modelo RS começou a perder espaço, até ser descontinuado em 2021. Mesmo assim, o Sandero RS deixou um legado de acessibilidade à esportividade, sendo um dos últimos representantes de um segmento cada vez mais raro no mercado brasileiro.
Hyundai i30
O Hyundai i30 foi um dos hatches médios mais bem-sucedidos do mercado brasileiro. Sua primeira geração, lançada em 2009, trouxe um design moderno e uma lista de equipamentos que o colocaram entre os favoritos dos consumidores.
Contudo, a ascensão dos SUVs e a mudança nas preferências do consumidor brasileiro selaram o destino do i30, que deixou de ser importado em 2016. Hoje, o modelo é lembrado com nostalgia, especialmente por aqueles que valorizam a dirigibilidade e o estilo dos hatches médios, um segmento praticamente extinto no Brasil.