Blog Motor
  • Novidades
    • Lançamentos
  • Reviews
  • Mecânica
  • Comparativos
  • Antigos
  • Trânsito
  • Stories
No Result
View All Result
Blog Motor
No Result
View All Result
Home Noticias

BYD Shark e JAC Hunter fracassam nas vendas e escancaram rejeição às picapes chinesas

Mesmo com tecnologia de ponta e potência de sobra, modelos encalham nas lojas e não convencem o consumidor brasileiro

by Blog Motor
16 de agosto de 2025
in Noticias
byd jax BYD Shark e JAC Hunter fracassam nas vendas e escancaram rejeição às picapes chinesas

Enquanto o mercado brasileiro de picapes médias segue aquecido com nomes de peso liderando o ranking de vendas, duas estreantes vindas da China enfrentam um início turbulento. A BYD Shark, carregada de tecnologia híbrida e promessa de inovação, e a JAC Hunter, com apelo diesel e pegada robusta, não passaram de coadjuvantes no mês de julho.

A primeira fechou o mês com apenas 76 unidades vendidas, enquanto a segunda amarga ainda menos: 24 emplacamentos. Em um universo onde modelos como Toyota Hilux, Ford Ranger e Chevrolet S10 vendem milhares de unidades, os números das chinesas soam como um alerta vermelho.

Desempenho não garante aceitação

A proposta da BYD Shark parecia ousada e, ao mesmo tempo, promissora. Com um conjunto motriz híbrido plug-in de 437 cv de potência combinada, tração integral e aceleração de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos, o modelo chegou para competir com gigantes, oferecendo o que nenhuma outra rival nacional entrega: desempenho esportivo com propulsão elétrica. A marca ainda lançou mão de um desconto de R$ 40 mil sobre o valor cheio da picape, buscando torná-la mais competitiva. Ainda assim, os consumidores brasileiros mantiveram distância.

Veja Também

Picape chinesa LDV T60 impressiona em segurança e antecipa nova Amarok feita na América Latina

Câmbio manual em carros elétricos? Honda estuda possível inovação.

Ford assina venda de fábrica no Ceará para produção de carros elétricos com investimento bilionário

JACMotorsHunter 1024x682 1 BYD Shark e JAC Hunter fracassam nas vendas e escancaram rejeição às picapes chinesas

A situação da JAC Hunter é ainda mais emblemática. Mesmo apostando no tradicional motor 2.0 turbodiesel de 163 cv, tração 4×4 e câmbio manual ou automático, a picape não encontrou tração fora do papel. Seu design robusto e o porte semelhante ao da concorrência não foram suficientes para convencer o público rural, especialmente o ligado ao agronegócio — um segmento em que confiança, durabilidade e histórico de marca pesam mais do que a ficha técnica.

[quads id=2]

O peso da tradição e o vazio da confiança

Quando se fala em picapes no Brasil, há uma construção de valor que vai além da potência ou da beleza. Modelos como a Hilux carregam décadas de reputação. A Ford Ranger passou por uma renovação profunda que a reposicionou como uma das mais tecnológicas e capazes do segmento. A Chevrolet S10, apesar de não ser a mais moderna, ainda atrai pela solidez e pós-venda estruturado. As três, aliás, somaram mais de 11 mil unidades vendidas em julho.

BYDShark 1024x683 1 BYD Shark e JAC Hunter fracassam nas vendas e escancaram rejeição às picapes chinesas

Diante desse cenário, Shark e Hunter se tornaram espécies de “conceitos ambulantes” — ótimas no papel, mas ausentes na realidade das estradas brasileiras. A falta de uma rede de concessionárias ampla e bem estruturada, somada ao receio com relação à assistência técnica, peças de reposição e desvalorização, transforma qualquer qualidade técnica em um argumento fraco. Para o consumidor que depende da picape no dia a dia ou no campo, é a confiabilidade percebida que pesa no momento da compra.

Tecnologia avançada, mas sem conexão emocional

A BYD Shark, por exemplo, impressiona com tecnologias de ponta, como o sistema híbrido DM-i Super Hybrid com dois motores elétricos acoplados a um motor 1.5 turbo, entregando torque imediato, modos de condução inteligentes e até mesmo painel digital de alta resolução. A cabine é espaçosa e bem equipada, com bancos em couro, conectividade completa e recursos avançados de condução semiautônoma.

[quads id=2]

Porém, o consumidor brasileiro de picapes médias geralmente prioriza robustez mecânica testada, custo de manutenção previsível e tradição no pós-venda. A tecnologia, embora atraente, ainda não é o principal fator de decisão nessa categoria — especialmente quando associada a uma marca nova no segmento, sem histórico de uso severo no Brasil.

Sinais de alerta para o futuro das chinesas

A rejeição precoce das duas picapes não apenas afeta o desempenho atual das marcas, como também pode comprometer a valorização futura dos modelos usados. Em um país onde o mercado secundário é altamente relevante, veículos que não se consolidam tendem a sofrer forte depreciação. Para quem está de olho em revenda ou pensa no custo total de propriedade, a dúvida sobre a aceitação dessas picapes daqui a dois ou três anos pode ser o suficiente para tirá-las da lista de opções.

Além disso, o fator “invisibilidade” no campo pesa. Nas regiões onde a picape é ferramenta de trabalho, o que vale é ver o carro rodando, conversar com quem tem, saber se aguenta o tranco. Sem esse boca a boca orgânico, qualquer lançamento vira apenas mais uma vitrine bonita que não se traduz em confiança.

ShareTweetPin

Veja Também

mirai Hidrogênio substitui diesel? Toyota acredita no futuro mais limpo dos motores
Noticias

Hidrogênio substitui diesel? Toyota acredita no futuro mais limpo dos motores

21 de setembro de 2025
vw tcross 2025 capa 1 Novo VW T-Cross 2025: Sucesso de Pedidos no Primeiro Fim de Semana
Noticias

Novo VW T-Cross 2025: Sucesso de Pedidos no Primeiro Fim de Semana

20 de junho de 2024 - Updated on 27 de setembro de 2024
BYD apresenta primeiro veiculo experimental da fabrica de Camacari Sergio Dias 10 Dolphin Mini brasileiro: o marco elétrico que nasceu em Camaçari
Noticias

Dolphin Mini brasileiro: o marco elétrico que nasceu em Camaçari

3 de julho de 2025
  • Política de privacidade
  • Contato
  • Política de Ética
  • Politica de verificação dos fatos
  • Quem somos
  • Termos de uso
  • Politica editorial
  • Stories

Categorias

  • Acessórios
  • Agile
  • Antigos
  • Astra
  • Chevrolet
  • Comparativo
  • Curiosidades
  • Lançamentos
  • Manual
  • Mecânica
  • Noticias
  • Onix
  • Reviews
  • Sem categoria
  • Trânsito

Sobre nós

Blog Motor, sua revista digital do setor automotivo

© 2025 Blog Motor

No Result
View All Result
  • Novidades
    • Lançamentos
  • Reviews
  • Mecânica
  • Comparativos
  • Antigos
  • Trânsito
  • Stories

© 2025 Blog Motor

Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência
Politica de privacidade.