O VW Passat GTS Pointer não foi apenas um carro antigo, ele foi uma verdadeira lenda sobre rodas. Com sua chegada ao mercado brasileiro, ele trouxe um novo significado para o termo “esportividade” entre os veículos nacionais.
Vamos explorar o que tornou o Passat GTS Pointer tão especial e por que ele ainda acelera os corações dos entusiastas.
A Ascensão do VW Passat GTS Pointer
Lançado na década de 80, o VW Passat GTS Pointer foi a resposta da Volkswagen ao desejo crescente por um carro esportivo com alma brasileira.
Ele era a versão mais apimentada do Passat, um carro já conhecido por sua confiabilidade e design atraente. O GTS Pointer elevou o padrão com seu desempenho e estilo.
Design e Estilo
O design do Passat GTS Pointer era uma obra de arte sobre rodas. Com linhas que refletiam a estética esportiva da época, ele possuía um visual que ainda hoje é considerado atemporal.
Seus detalhes, como as rodas exclusivas e os adesivos laterais, destacavam-se nas ruas e chamavam a atenção por onde passava.
Desempenho e Potência
Sob o capô, o GTS Pointer escondia um motor robusto que entregava potência e agilidade. Era um carro que prometia e entregava emoção ao dirigir, com uma aceleração que fazia jus à sua aparência esportiva.
A combinação de um motor ágil com uma suspensão bem ajustada resultava em uma experiência de condução dinâmica e envolvente.
A Experiência de Dirigir um VW Passat GTS Pointer
Dirigir um Passat GTS Pointer era, e ainda é, uma experiência única. Ele oferecia uma combinação rara de conforto e esportividade, algo que não era comum em carros da mesma categoria naquela época.
O interior do carro, com bancos que abraçavam o corpo e um painel de instrumentos completo, era um convite para pegar a estrada e não olhar para trás.
O Legado do Passat GTS Pointer
O VW Passat GTS Pointer deixou um legado que vai além de sua produção. Ele se tornou um símbolo de uma era dourada dos carros esportivos nacionais, um modelo que mostrou que a indústria brasileira era capaz de produzir veículos com alma e paixão.
Detalhes Técnicos do VW Passat GTS Pointer
O VW Passat GTS Pointer foi um carro que marcou época no Brasil, combinando esportividade com conforto. Vamos explorar os aspectos técnicos que tornaram esse modelo tão especial:
- Motorização e Desempenho:
- Motor: O Passat GTS Pointer era equipado com um motor 1.8 AP (Alta Performance) de 4 cilindros em linha.
- Potência: Aproximadamente 99 cv a 5.600 rpm, proporcionando uma aceleração vigorosa.
- Torque: Cerca de 14,9 kgfm a 3.600 rpm, garantindo respostas rápidas ao acelerador.
- Transmissão:
- Câmbio manual de 5 velocidades, com engates precisos e relações de marchas otimizadas para o perfil esportivo do carro.
- Dimensões e Capacidades:
- Comprimento: Aproximadamente 4,26 metros, conferindo presença e elegância.
- Largura: Cerca de 1,60 metros, contribuindo para a estabilidade lateral.
- Altura: Em torno de 1,35 metros, resultando em um perfil aerodinâmico.
- Entre-eixos: Próximo de 2,47 metros, oferecendo espaço interno adequado.
- Peso e Rodagem:
- Peso: Cerca de 970 kg, favorecendo a performance e agilidade.
- Pneus: Medidas 185/60 R14, proporcionando boa aderência e visual esportivo.
- Design e Conforto:
- Estilo: O Passat GTS Pointer destacava-se pelo design esportivo, com linhas elegantes e esportivas.
- Interior: Bancos esportivos ofereciam suporte e conforto, enquanto o painel completo proporcionava uma experiência agradável ao motorista.
- Segurança:
- Freios: Sistema de freios eficiente, capaz de lidar com a potência do motor.
- Suspensão: Calibrada para oferecer conforto e estabilidade, mesmo em curvas e superfícies irregulares.
Até a bateria é da marca original, se não me engano Heliar 70 a, no meu Village 1987 alcool durou uns 6 anos. Um dos melhores carros que já tive, avançado para sua época!