O Volkswagen Gol é um ícone da indústria automobilística brasileira, com um legado impressionante e um histórico de vendas que fala por si. Porém, nem todas as versões do Gol alcançaram o mesmo sucesso.
Entre elas, o Gol TSi, lançado em meados dos anos 90, não conseguiu repetir o êxito de seus antecessores. Vamos entender os motivos por trás desse desempenho.
Um lançamento repleto de expectativas
Lançado em 1996, o Gol TSi surgiu com a proposta de ser um esportivo acessível. Equipado com um motor AP-1800 de 90,6 cv, herdado da versão GLi, o modelo prometia uma experiência de direção mais esportiva. No entanto, a realidade mostrou que as expectativas dos consumidores não foram completamente atendidas.
Motorização e Desempenho
O motor do Gol TSi, um AP-1800 com injeção eletrônica monoponto, entregava 90,6 cv a 5.500 rpm e 14,3 kgfm de torque a 3.500 rpm. Embora esses números fossem respeitáveis, não eram suficientes para oferecer a performance esperada de um esportivo.
A aceleração de 0 a 100 km/h em 12,88 segundos e a velocidade máxima de 173 km/h deixaram a desejar, especialmente quando comparados aos padrões de outros modelos esportivos da época.
Consumo e Economia
Uma das vantagens do Gol TSi era seu consumo de combustível relativamente eficiente para a cilindrada. O modelo registrava médias de 9,52 km/l na cidade e 15,3 km/l na estrada. Entretanto, mesmo com um consumo razoável, o desempenho abaixo do esperado acabou ofuscando essa característica positiva.
Equipamentos e Conforto
O Gol TSi vinha com uma lista razoável de itens de série, incluindo direção hidráulica, bancos esportivos RECARO, vidros verdes, rodas de liga-leve de 14 polegadas, entre outros.
O modelo também oferecia opcionais como ar-condicionado, vidros e retrovisores elétricos. Apesar disso, a percepção de que o carro era “esportivo só na aparência” não ajudou a fortalecer sua imagem no mercado.
Evolução e Versões
Com o passar do tempo, a linha Gol passou por diversas atualizações. Em 1997, o Gol TSi ganhou injeção eletrônica multiponto, o que aumentou sua potência para 98 cv. Mesmo assim, a versão não conseguiu se destacar entre os consumidores, que esperavam mais desempenho e menos problemas mecânicos.
Problemas e Percepção do Público
Entre os principais problemas do Gol TSi estavam as folgas prematuras nas buchas da barra estabilizadora, que geravam ruídos na suspensão.
Além disso, o modelo sofreu com trancos e irregularidades no câmbio, o que contribuiu para uma percepção negativa entre os proprietários. Esses fatores, aliados a uma estratégia de mercado que não conseguiu posicionar corretamente o modelo, culminaram em seu desempenho mediano.
Fim de Linha e Legado
Pouco antes da remodelação de 1999, reconhecida como a Geração 3, o Gol TSi foi oferecido na versão de quatro portas. No entanto, em maio daquele ano, a linha Gol/Saveiro TSi foi descontinuada, encerrando de vez a tentativa de reviver a herança esportiva do GTS.
Opinião Blogmotor
O Gol TSi representou uma tentativa interessante de manter a tradição esportiva do Gol, mas acabou tropeçando em sua própria execução. A combinação de um motor subdimensionado para um carro com pretensões esportivas, aliados a problemas mecânicos recorrentes, impediu que ele se destacasse no competitivo mercado automotivo.
Embora tivesse elementos promissores, como um consumo eficiente e bons equipamentos de série, o Gol TSi não conseguiu entregar a performance e a confiabilidade que os entusiastas esperavam, deixando uma sensação de potencial não realizado.