A Ford Escort SW marcou uma época e conquistou o coração dos brasileiros na década de 90. Conhecida por sua versatilidade e desempenho, essa perua tornou-se um ícone entre os veículos familiares.
Neste artigo, vamos explorar a trajetória desse carro tão cobiçado no passado, destacando suas características e a razão de seu sucesso.
A Chegada do Ford Escort ao Brasil
Em 1983, o Ford Escort foi lançado no Brasil, trazendo uma nova era para os carros familiares. Substituindo o Corcel II, o Escort se destacou por suas soluções modernas, como o motor transversal, suspensão independente nas quatro rodas e um design aerodinâmico que o tornava um dos mais avançados de sua época. Além disso, sua dirigibilidade e acabamento notável fizeram do Escort um sucesso imediato.
O Sonho da Perua Escort
Apesar do sucesso do Escort, os brasileiros tiveram que esperar pela versão perua. Enquanto o modelo esportivo XR3 conquistava os jovens, as famílias ansiavam por uma station wagon que só se materializaria anos depois. A situação se complicou com a joint venture entre Ford e Volkswagen, que impedia a produção de uma perua que competisse com a Parati.
A Chegada da Escort SW
Finalmente, em 1997, após o fim da Autolatina, a Ford Escort SW foi lançada. Com quatro portas e um porta-malas de 385 litros, a perua foi trazida da Argentina e se destacou imediatamente. Comparada às concorrentes, como a Palio Weekend e a Corsa Wagon, a Escort SW oferecia mais conforto e espaço.
Seu motor Zetec de 1,8 litro, 16 válvulas e 115 cv proporcionava desempenho superior, com aceleração de 0 a 100 km/h em 11,3 segundos e velocidade máxima de 190 km/h.
Desempenho e Conforto
A Escort SW era equipada com direção hidráulica, portas forradas com tecido e baixo nível de ruído. Mesmo sem ABS, os freios eram eficientes e a estabilidade era garantida pela suspensão elevada.
A versão GL incluía banco traseiro bipartido e cintos de três pontos, enquanto a GLX adicionava travas elétricas, ar-condicionado e direção ajustável.
Opinião de um Ex-Proprietário
Silmar Cesar Filla, ex-proprietário do veículo por quatro anos, compartilhou sua experiência com a Ford Escort SW. Ele destaca o conforto incomparável do veículo, que proporcionava viagens longas e agradáveis sem qualquer desconforto. O design estiloso e moderno do Escort SW era, segundo ele, um diferencial que chamava atenção por onde passava. “Para a época, a estética do Escort SW era revolucionária. O carro tinha uma presença marcante nas ruas,” afirmou Silmar.
Além do design, Silmar elogia a mecânica robusta do veículo, destacando a durabilidade e a confiabilidade do motor Zetec. “A suspensão e a estabilidade do Escort SW eram excepcionais, oferecendo uma condução segura e prazerosa em qualquer tipo de estrada,” relembra. Ele também aprecia os recursos internos, como a direção hidráulica e o baixo nível de ruído, que aumentavam o conforto diário. “Eu recomendaria o Escort SW sem hesitar. Foi um dos melhores carros que já tive, e se ainda estivesse no mercado, com certeza compraria outro,” concluiu Silmar.
A Era do Ford Escort SW
Com o lançamento do Ford Focus em 1998, a popularidade do Escort começou a diminuir. As peruas perderam espaço para as minivans e SUVs, e em 2003, a Escort SW se despediu do mercado brasileiro. Mesmo assim, seu legado permanece, lembrado como uma das peruas mais competentes e queridas de sua época.