Em 1969, o cenário automotivo brasileiro foi marcado por um lançamento que revolucionou o mercado: o Ford Corcel. Enquanto o Mustang americano era um sonho distante, o Corcel se tornou o carro acessível e desejado por muitos. Com base no Renault 12, este sedã foi desenvolvido para ser robusto, econômico e espaçoso, características que rapidamente conquistaram os consumidores brasileiros.
No entanto, seu motor original de 1,3 litro e 62 cv deixou a desejar em desempenho. Foi então que a mágica aconteceu: a transformação do Corcel em um verdadeiro ícone de velocidade, graças ao talentoso preparador Luiz Antonio Grecco.
A Revolução nas Pistas
Grecco, renomado preparador da Equipe Bino, aplicou sua vasta experiência em motores Sierra para criar uma versão mais potente do Corcel. Nascia assim o Ford Corcel Bino, um veículo que não apenas mantinha a garantia de fábrica, mas também trazia uma série de melhorias mecânicas e visuais que o diferenciavam do modelo original.
O Bino era facilmente reconhecível pela tomada de ar falsa no capô, rodas de magnésio, pneus Pirelli Cinturato e faróis auxiliares. Além disso, faixas esportivas e escudos da equipe Bino completavam o visual esportivo.
Interior Sofisticado e Equipado
Por dentro, o Corcel Bino não deixava a desejar. O painel de instrumentos completo, revestido em jacarandá, incluía velocímetro, conta-giros, termômetro de água e óleo, manômetro de pressão e marcador de combustível.
O volante esportivo Fórmula 1 e as opções de console central e teto com luz de cortesia adicionavam um toque de sofisticação. Essas características tornavam a experiência de dirigir o Corcel Bino única e emocionante.
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Potência Aumentada: O Coração do Bino
A verdadeira revolução, no entanto, estava sob o capô. O motor do Corcel Bino foi equipado com novos pistões, aumentando a cilindrada para 1.440 cm³. Um coletor de admissão para dois carburadores Solex 32 e um escapamento esportivo Kadron completavam as modificações.
Essas alterações resultaram em um ganho significativo de potência, permitindo que o carro acelerasse de 0 a 100 km/h em 15,5 segundos, uma melhoria notável em relação aos 23,6 segundos do modelo original. A velocidade máxima, embora limitada a 146 km/h, permitia que o Corcel Bino mantivesse um ritmo forte por horas sem superaquecer.
Opções e Versatilidade
Além das melhorias de performance, a Bino-Samdaco oferecia um kit de componentes especiais que podia ser instalado nas versões sedã, cupê e até na perua Belina.
Entre as peças disponíveis estavam comandos de válvulas, cabeçotes, carburadores Weber duplos, virabrequins de maior curso e sistemas de lubrificação avançados. Com essas opções, os entusiastas do Corcel podiam personalizar seus veículos, alcançando até 120 cv e velocidades de até 185 km/h.
O Legado do Corcel Bino
Até 1972, a Bino-Samdaco continuou a fornecer peças de alto desempenho, solidificando a reputação do Corcel Bino como um ícone de velocidade e engenharia nacional.
A capacidade de transformar um carro familiar em um esportivo potente não apenas destacou o talento dos preparadores brasileiros, mas também mostrou que o mercado nacional tinha potencial para competir em termos de inovação e performance.
Considerações finais
O Ford Corcel Bino é mais do que um carro, é um símbolo de uma era de criatividade e inovação na indústria automotiva brasileira. A combinação de design inteligente, modificações mecânicas precisas e uma abordagem voltada para o desempenho fez do Corcel Bino uma lenda que ainda hoje é celebrada por entusiastas e colecionadores.
Eu tive um vizinho que teve um Corcel sedan Bino e se bem me lembro o carro dele tinha 4 carburadores e acelerava muito forte !