Fiat Uno Turbo: o primeiro esportivo turbinado nacional que marcou uma era

Ícone dos anos 90, o Fiat Uno Turbo uniu performance e exclusividade em um compacto audacioso, que hoje é uma relíquia valorizada no mercado de clássicos.

fiat uno turbo

Foto: autophotofotografia e fabiano_alphaville

Lançado em 1994, o Fiat Uno Turbo não foi apenas um marco na indústria automobilística brasileira, mas também um símbolo de ousadia tecnológica. Foi o primeiro carro nacional a sair de fábrica equipado com turbocompressor, antecipando uma tendência que hoje domina a engenharia automotiva.

Aliás, a Fiat transformou um compacto popular em um verdadeiro foguete urbano, que deixou para trás concorrentes como Ford Escort XR3 e Chevrolet Corsa GSi.

Estilo arrojado e personalidade marcante

O design do Uno Turbo foi pensado para chamar atenção e refletir sua esportividade. As cores vibrantes como o preto, vermelho Monte Carlo, amarelo Ginestra e amarelo Exploit ajudavam a destacar o modelo.

Foto: autophotofotografia e fabiano_alphaville

O visual agressivo era complementado por detalhes como para-choques com spoilers integrados, molduras nos para-lamas, saias laterais e rodas diamantadas de 14 polegadas.

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Motor compacto, desempenho gigante

O coração do Uno Turbo era um motor 1.4 turbo de 118 cv a 5.750 rpm, equipado com um turbocompressor Garrett T2 e pressão de 0,8 bar. Esse conjunto entregava 17,5 kgfm de torque a 3.500 rpm, possibilitando acelerações impressionantes para um carro de apenas 975 kg. O hatch fazia de 0 a 100 km/h em 9,2 segundos e atingia uma velocidade máxima de 195 km/h, deixando para trás rivais de peso.

Foto: autophotofotografia e fabiano_alphaville

Para gerenciar essa potência, o modelo usava um câmbio manual de cinco marchas, enquanto o sistema de injeção eletrônica multiponto Jetronic garantia precisão no desempenho. Entretanto, a instalação da turbina sacrificou o espaço do motor, obrigando a realocação do estepe para o porta-malas, reduzindo sua capacidade de 290 litros para 207 litros.

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Interior funcional com toque exclusivo

Por dentro, o Uno Turbo combinava simplicidade e exclusividade. O painel de instrumentos incluía velocímetro até 240 km/h, manômetro do turbo e indicadores completos de óleo e temperatura. O volante de três raios e o rádio toca-fitas da Alpine eram elementos que reforçavam a identidade única do modelo.

Breve reinado e legado imortal

Foto: autophotofotografia e fabiano_alphaville

Com apenas 1.801 unidades produzidas entre 1994 e 1996, o Fiat Uno Turbo é hoje uma peça de colecionador, disputada por entusiastas e valorizada no mercado. Mais do que um carro, ele representa uma era em que o desempenho puro e a inovação eram celebrados sem reservas.

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