O Suzuki Jimny, conhecido pelo seu estilo compacto e robusto, enfrenta um desafio crucial no Brasil. Com as novas regras do Proconve L8 previstas para 1º de janeiro de 2025, a permanência do modelo em solo brasileiro está ameaçada. Importado do Japão, o Jimny Sierra, único modelo da Suzuki no mercado nacional, precisaria passar por significativas adaptações para atender às rigorosas exigências ambientais, processo que exige investimentos elevados e complexos.
Aliás, o cenário para a Suzuki no Brasil ainda não é definitivo. As mudanças do Proconve L8, uma das legislações de controle de emissões mais exigentes do mundo, demandam que as montadoras atualizem sistemas de injeção e adaptem componentes mecânicos para garantir menos emissões de poluentes. Fabricantes locais já estão trabalhando para adequar suas linhas, mas como o Jimny é importado, todos os ajustes teriam que ser feitos no Japão – um processo mais complexo e custoso.
Cenário Europeu e Alternativas para o Jimny
Na Europa, onde a Suzuki enfrenta regulamentos ambientais ainda mais rígidos, o Jimny está gradativamente sendo descontinuado, embora a marca esteja desenvolvendo versões híbridas e elétricas para o mercado europeu. Essas alternativas poderiam servir de referência para o Brasil caso o Jimny precise de uma solução definitiva, especialmente em uma versão eletrificada.
Mauro Correia, CEO da HPE Automotores, grupo que representa a Suzuki e a Mitsubishi no Brasil, revelou que já propôs ao Japão as adaptações necessárias para manter o Jimny em circulação. Segundo ele, uma adequação no modelo atual pode custar até 15 milhões de dólares, um valor que requer uma negociação cuidadosa entre a HPE e a Suzuki no Japão, baseada em projeções de vendas que justifiquem o investimento. O executivo menciona a possibilidade de seguir o exemplo do reposicionamento do Mitsubishi Eclipse Cross, que passou por ajustes semelhantes.
Adaptações e Demanda Nacional
Apesar de seu preço elevado, variando de R$ 149.990 a R$ 209.990, o Jimny se mantém popular entre os brasileiros, com uma demanda constante que gera filas de espera consideráveis.
O desempenho de vendas do modelo em 2024, com 968 unidades emplacadas até outubro, reflete a fidelidade do público. Segundo a HPE, adaptar o Jimny Sierra às regras do Proconve L8 abriria a possibilidade de importar uma versão de quatro portas, ampliando ainda mais sua atratividade.