Nos anos 1970, a Chevrolet conquistou o público com o Opala SS6, um modelo esportivo equipado com um potente motor 4.1 de seis cilindros. No entanto, a década de 1980 trouxe novas demandas ao mercado automotivo, com a economia de combustível se tornando uma prioridade.
Assim, os motores V8 e seis cilindros cederam espaço a veículos de visual esportivo, mas com motores de quatro cilindros. Entre esses novos modelos, destacou-se o Chevrolet Monza S/R, lançado em 1985.
Um Design Arrojado
Disponível apenas na carroceria hatch de duas portas, o Monza S/R competia diretamente com o Volkswagen Passat GTS Pointer, Gol GT e Ford Escort XR3.
O modelo se destacava pelo design arrojado, com faróis auxiliares, lanterna de neblina, spoiler dianteiro, asa traseira, para-choques pretos com friso vermelho e rodas de liga leve de 14 polegadas com design exclusivo. Retrovisores na cor do carro e um aerofólio completavam o visual esportivo.
Interior Luxuoso e Funcional
O interior do Monza S/R não deixava a desejar. Equipado com bancos esportivos Recaro e instrumentos com grafia vermelha, o modelo oferecia um toque de luxo e modernidade.
Vidros e retrovisores elétricos eram um diferencial significativo para a época, proporcionando maior conforto e praticidade aos ocupantes.
Potência e Desempenho
O motor do Monza S/R era um 1.8 semelhante ao dos modelos padrão, mas com melhorias no coletor de admissão e escapamento, além de um carburador de corpo duplo. Essas modificações resultaram em um ganho de 10 cv, totalizando 106 cv.
O motor estava acoplado a um câmbio de cinco marchas com relações encurtadas e uma suspensão reforçada com amortecedores mais firmes e barras estabilizadoras mais grossas. Esse conjunto permitia ao Monza S/R acelerar de 0 a 100 km/h em 11,72 segundos e atingir uma velocidade máxima de 172 km/h, números impressionantes para o mercado brasileiro da época.
Atualizações e Evolução
Em 1987, o Monza S/R passou a utilizar um motor 2.0 Família II de 110 cv, porém sem alterações exclusivas em relação às versões SL/E e Classic, exceto pelo câmbio mais curto. No ano seguinte, o modelo recebeu atualizações visuais, como um spoiler integrado ao para-choque, novos faróis, frisos, grades e lanternas maiores, inspiradas no Opel Ascona europeu.
Internamente, o novo volante oferecia cinco posições de regulagem de altura e os faróis passaram a contar com temporizador. Essas foram as últimas mudanças significativas do Monza S/R, que saiu de cena em 1989, sendo substituído pelo Kadett GS, que manteve o espírito esportivo em uma carroceria mais compacta.
Opinião Blogmotor
O Chevrolet Monza S/R foi um ícone dos anos 1980, combinando design arrojado, interior luxuoso e desempenho notável para a época. Embora tenha dado lugar ao Kadett GS, seu legado como um dos primeiros esportivos da Chevrolet permanece vivo na memória dos entusiastas automotivos.
Para os apaixonados por carros clássicos e esportivos, o Monza S/R continua sendo uma referência de inovação e estilo, representando uma era de transição e adaptação às novas demandas do mercado automotivo.