A crescente popularidade dos carros elétricos trouxe consigo uma nova preocupação para os proprietários: o aumento na conta de luz. Enquanto os vilões tradicionais como o ar-condicionado e o chuveiro elétrico já eram bem conhecidos, agora o carro elétrico está se destacando como um dos principais consumidores de energia nas residências.
Em setembro, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) classificou a bandeira tarifária como Vermelha no patamar 1, o que implica um acréscimo de R$ 4,46 a cada 100 kWh consumidos. Esse aumento impacta diretamente o custo de carregar um veículo elétrico em casa, tornando essencial entender quanto isso realmente representa no bolso do consumidor.
Segundo dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), entre janeiro e julho de 2024, foram vendidos no Brasil 94.616 veículos leves eletrificados, um número equivalente ao total de unidades comercializadas em todo o ano de 2023. Dentre esses, 70% são modelos plug-in, que permitem o carregamento das baterias por meio de um conector externo.
Calculando o Custo da Energia Elétrica para Carros Elétricos
Para determinar quanto custa carregar as baterias de um carro elétrico, a Autoesporte utilizou como referência o BYD Yuan Pro, um SUV elétrico equipado com um motor de 177 cv e torque de 29,5 kgfm. Com uma bateria de 45,1 kWh e autonomia de 250 km pelo método PBVE, o Yuan Pro serve como exemplo para entender os custos envolvidos.
Ao carregar o veículo de 0% a 100% da bateria, o custo total varia conforme o estado brasileiro, devido às diferenças nas tarifas de energia. A seguir, detalhamos os custos em cinco estados:
Custo de Carregar um Carro Elétrico em Cinco Estados Brasileiros
Estado | Tarifa (R$/kWh) | Custo de Recarga (R$) | Custo por Km (R$) | Custo Mensal para 1.000 km (R$) |
---|---|---|---|---|
Rio Grande do Sul | R$ 0,69 | R$ 31,07 | R$ 0,12 | R$ 124,28 |
São Paulo | R$ 0,67 | R$ 30,30 | R$ 0,12 | R$ 121,20 |
Distrito Federal | R$ 0,77 | R$ 34,56 | R$ 0,14 | R$ 138,22 |
Pernambuco | R$ 0,74 | R$ 33,57 | R$ 0,13 | R$ 134,28 |
Pará | R$ 0,94 | R$ 42,17 | R$ 0,17 | R$ 168,70 |
No Rio Grande do Sul, cada kWh residencial custa R$ 0,69, resultando em um custo de R$ 31,07 para carregar a bateria do Yuan Pro completamente. Isso se traduz em R$ 0,12 por quilômetro rodado, totalizando R$ 124,28 para percorrer 1.000 km.
Em São Paulo, com uma tarifa de R$ 0,67 por kWh, o custo de recarga fica em R$ 30,30, mantendo o custo por quilômetro em R$ 0,12 e R$ 121,20 para 1.000 km.
Já no Distrito Federal, a tarifa mais elevada de R$ 0,77 eleva o custo de recarga para R$ 34,56, com um custo por quilômetro de R$ 0,14 e um total de R$ 138,22 para 1.000 km.
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Afinal, qual o significado das siglas EV, PHEV, HEV, presentes nos carros elétricos.
Em Pernambuco, a tarifa de R$ 0,74 por kWh resulta em um custo de R$ 33,57 para carregar a bateria, mantendo o custo por quilômetro em R$ 0,13 e R$ 134,28 para 1.000 km.
Por fim, no Pará, a tarifa de R$ 0,94 por kWh faz com que o custo de recarga seja de R$ 42,17, elevando o custo por quilômetro para R$ 0,17 e R$ 168,70 para 1.000 km.
Comparação com o Custo da Gasolina
Para contextualizar, se compararmos com um carro a gasolina que faz 13,5 km/l, o custo por quilômetro é significativamente maior. Por exemplo, no Rio Grande do Sul, o mesmo percurso de 1.000 km com um Fiat Mobi custaria R$ 430,00 com gasolina, comparado aos R$ 124,28 para o BYD Yuan Pro.
Essa diferença evidencia a economia de custo proporcionada pelos carros elétricos, mesmo considerando os aumentos nas tarifas de energia. Além disso, os carros elétricos tendem a ter menores custos de manutenção, uma vez que possuem menos componentes mecânicos suscetíveis a desgaste.
Fatores que Influenciam o Custo de Recarga
Vários fatores podem afetar o custo de carregar um carro elétrico em casa, além das tarifas de energia:
- Tipo de Conector: A escolha entre carregadores rápidos ou normais pode influenciar no consumo de energia e no tempo de recarga.
- Horário de Carregamento: Algumas concessionárias oferecem tarifas diferenciadas para horários de pico e fora de pico, permitindo otimizar os custos.
- Eficiência do Carregador: Carregadores mais eficientes reduzem as perdas de energia durante o processo de recarga.
- Capacidade da Bateria: Baterias de maior capacidade exigem mais energia para serem totalmente carregadas, aumentando o custo total.