A antecipação das viagens para o feriado prolongado de 7 de setembro é algo que mexe com o coração de muitos motoristas. Imaginar a liberdade na estrada, os destinos a serem descobertos e momentos inesquecíveis é animador. Porém, toda essa aventura só será agradável se seu veículo estiver em perfeitas condições.
Neste pequeno guia, vamos abordar os principais cuidados a serem revisados antes de pegar a estrada, que são indispensáveis para garantir que sua viagem seja tranquila e você chegue ao seu destino sem dores de cabeça. Confira nosso checklist!
1. Verificação do Óleo do motor e do Líquido de Arrefecimento
Nada é mais importante para o bom desempenho do motor do que o óleo e o líquido de arrefecimento. Por isso, é fundamental garantir que o nível e a qualidade do óleo estejam adequados. Uma dica importante é verificar o estado da cor e textura do óleo: ele deve estar sem partículas de sujeira e não muito escuro. Além disso, a troca do óleo do motor também deve estar em dia.
Igualmente essencial, o líquido de arrefecimento também requer atenção. O sistema de arrefecimento é responsável por evitar o superaquecimento do motor. Por isso, aproveite para dar aquela olhadinha no nível do fluido para garantir que ele ainda está adequado e se não há sinais de vazamentos.
2. Inspeção do Sistema de Freios
Sem freios funcionando adequadamente, não há viagem segura. O desgaste dos componentes do sistema de freios pode não ser visível, mas problemas no freio podem colocar em risco não apenas a vida dos ocupantes do carro, mas também de terceiros na via.
Por isso, o fluido de freio também precisa ser verificado e trocado regularmente para evitar corrosão das peças internas. Vale à pena também conferir o estado das pastilhas e disco de freio. Um sinal clássico que as pastilhas de freio do carro já não estão boas, é o ruído característico ao acionar o pedal de freios, já que o disco de freio pode enferrujar.
3. Avaliação dos Pneus
Outro ponto a não ser ignorado antes de pegar a estrada são os pneus. Verifique se os sulcos não estão excessivamente gastos e mantenha a pressão correta indicada pelo fabricante do veículo.
Pneus mal calibrados aumentam o consumo de combustível e comprometem a segurança. Além disso, o pneu de estepe também deve estar em condições e devidamente calibrado para ser utilizado caso seja necessário.
4. Checagem do Sistema de Iluminação
Garanta que todos os faróis, lanternas, luzes de freio e piscas estejam funcionando corretamente. Além da segurança noturna, eles são imprescindíveis para manobras de sinalização durante o dia. Em caso de falha, realizar as substituições antecipadamente evitará possíveis multas e, principalmente, acidentes.
5. Revisão dos Documentos e itens de segurança
Toda viagem deve ser respaldada pelos documentos em dia e itens de segurança. Por isso, faça aquela revisão básica para ter certeza que todos os documentos estão em dia, desde o licenciamento do veículo, a carteira de motorista (CNH) e, especialmente, o seguro do veículo.
Além disso, não subestime a importância de ter um kit de segurança em dia, como o triângulo, macaco e chave de roda. Verifique também a data de validade do extintor de incêndio. Embora não seja mais um item obrigatório nos veículos, caso o seu carro ainda possua o item, poderá ser multado que ele estiver vazio ou fora do prazo de validade.