A disputa pelo título de veículo elétrico mais acessível do Brasil está prestes a esquentar ainda mais. O novo Renault Kwid E-Tech foi recentemente flagrado pelo pessoal do canal autoinbrasil em testes pelas ruas de São José dos Pinhais, no Paraná, em uma clara preparação da montadora para lançar a nova geração deste modelo no mercado brasileiro.
Pelas imagens, tudo indica que o novo Kwid foi inspirado no design europeu do Dacia Spring, prometendo uma combinação de modernidade, eficiência, desempenho e competitividade no preço, características que o posicionam como um forte concorrente no segmento de subcompactos elétricos para bater de frente com o BYD Dolphin Mini.
Visual e Design Modernizado
O Renault Kwid E-Tech aparece nos testes com um design renovado, fortemente influenciado pelo Dacia Spring, o modelo europeu equivalente. As mudanças visuais são notáveis, começando pela dianteira que agora ostenta uma grade elevada, alinhada aos faróis com assinatura em LED no formato de “Y”, um traço já familiar para quem conhece a linha Duster. Este facelift inclui novos para-choques que conferem ao Kwid uma aparência mais robusta e contemporânea, alinhando-se à terceira geração do SUV Duster.
Na parte traseira, as atualizações são mais sutis, mas igualmente impactantes. As lanternas em LED ganharam um novo design, agora conectadas por um elegante aplique horizontal preto fosco, que adiciona um toque de sofisticação ao modelo. A tampa do porta-malas também foi redesenhada, completando o pacote de mudanças que visa modernizar o visual do Kwid E-Tech.
Interior Moderno e Funcional
As imagens do interior do novo Renault Kwid E-tech ainda não foram reveladas, mas caso ele siga as mesmas configurações da Dacia, ele contará com um quadro de instrumentos digital de 7 polegadas e um volante multifuncional, recursos que elevam a experiência de condução. Nas versões mais completas, uma central multimídia de 10 polegadas é oferecida, proporcionando mais conectividade e entretenimento.
O acabamento interno manterá a simplicidade característica, com materiais como plástico no painel e bancos em tecido, mas com algumas atualizações que melhoram a funcionalidade e o conforto. Além disso, novas saídas de ar-condicionado e uma alavanca de câmbio em formato joystick serão algumas das adições que tornarão a cabine do Kwid mais prática e atraente para o uso diário.
Desempenho e Autonomia
No quesito desempenho, o Renault Kwid E-Tech deve manter o motor elétrico de 66 cv e 11,5 mkgf de torque, o mesmo utilizado na versão anterior. Esse conjunto é ideal para o uso urbano, oferecendo uma condução ágil e eficiente. A bateria de íons de lítio de 26,7 kWh permite ao veículo alcançar até 250 km de autonomia, conforme os padrões europeus, tornando-o uma opção prática para a mobilidade urbana.
Em termos de recarga, o Kwid E-Tech demonstra versatilidade. Em uma tomada de corrente alternada (AC), a bateria pode ser recarregada de 0 a 100% em aproximadamente 11 horas. Já em corrente contínua (DC), a carga vai de 20% a 80% em apenas 45 minutos, o que proporciona maior conveniência para quem precisa de carregamentos rápidos.
Preço e Competitividade
Embora ainda não se tenha informações sobre o preço do novo Renault Kwid E-Tech, estima-se que com todas as suas atualizações, ele estará muito bem posicionado para enfrentar rivais diretos, como o BYD Dolphin Mini, podendo ser ofertado em torno de R$ 115 mil.
Assim, a nova versão do Kwid E-tech se tornaria uma alternativa atraente para quem busca um veículo elétrico acessível, mas que não abre mão de um design moderno e tecnologias atualizadas.