Em agosto deste ano, um grave incidente envolvendo um carro elétrico Mercedes-Benz EQE despertou a atenção das autoridades sul-coreanas para os perigos potenciais associados a esses veículos.
O incêndio, ocorrido em uma garagem subterrânea, resultou na destruição de cerca de 880 veículos e deixou mais de 1.600 residências sem eletricidade e água por uma semana. Este episódio trágico acendeu um alerta no Governo Metropolitano de Seul, que decidiu adotar medidas rigorosas para evitar a repetição de eventos semelhantes no futuro.
Medidas de Segurança Rigorosas para Estacionamentos Subterrâneos
Com o objetivo de mitigar os riscos de incêndio, as autoridades de Seul introduziram uma nova regulamentação que proíbe o acesso de veículos elétricos com carga superior a 90% a estacionamentos subterrâneos.
Além disso, o governo implementará um limite de 80% para carregamentos rápidos na cidade, aplicável tanto em estações públicas quanto em carregadores privados. Essa iniciativa, prevista para entrar em vigor até o final de setembro, reflete a crescente preocupação com a segurança em ambientes fechados onde veículos elétricos são estacionados.
Incêndios Envolvendo Veículos Elétricos: Estatísticas Preocupantes
Os dados mais recentes sobre incêndios envolvendo veículos elétricos na Coreia do Sul mostram a complexidade da questão. Nos últimos três anos, o país registrou 139 incêndios desse tipo, sendo que apenas 26 ocorreram durante o processo de carregamento. A maioria dos incêndios aconteceu enquanto o veículo estava em movimento (68 casos) ou estacionado (36 casos), destacando a necessidade de uma abordagem abrangente para entender e prevenir esses incidentes.
O recente incêndio do Mercedes-Benz EQE, que estava estacionado e sem carregar no momento do incidente, reforça a necessidade de se investigar profundamente as causas desses eventos. A nova regra imposta por Seul busca justamente minimizar os riscos em locais onde um incêndio pode ter consequências devastadoras.
Implicações das Novas Regras para Motoristas de Veículos Elétricos
Para os proprietários de veículos elétricos na Coreia do Sul, as novas regulamentações representam um desafio adicional na gestão do carregamento de suas baterias.
A necessidade de manter a carga abaixo de 90% antes de acessar garagens subterrâneas pode exigir ajustes na rotina de carregamento, especialmente para aqueles que utilizam carregadores rápidos. No entanto, essa medida é vista como um mal necessário para proteger a segurança pública e evitar danos maiores em caso de incêndios.